Brasil Novo Notícias: Produtores do Xingu recebem técnicas agroecológicas

terça-feira, 23 de junho de 2015

Produtores do Xingu recebem técnicas agroecológicas

Créditos da Foto: Evair Almeida 

Assistência da Norte Energia possibilita que 260 famílias passem a produzir cultivos sustentáveis, peixes e a "galinha caipira melhorada". Produção abastece mercados de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia e Vitória do Xingu. As informações são da Norte Energia.

Os agricultores da comunidade do Assurini, área rural de Altamira, tiveram um dia de intenso aprendizado sobre técnicas de produção de alimentos de forma sustentável. O Dia de Campo foi promovido pela Norte Energia em parceria com a Emater-Pará. A atividade, no dia 20 de junho, ocorrreu na propriedade de Merenilton Gomes da Silva, beneficiado com as ações do Projeto Básico Ambiental (PBA) da Usina Hidrelétrica Belo Monte.

O evento reuniu 70 trabalhadores, incluídos nos programas de Apoio à Agricultura Familiar e de Fomento à Produção de Hortigranjeiros, da Norte Energia. As ações da empresa favorecem 260 famílias e possuem quatro unidades demonstrativas, como a propriedade de Merenilton.

No dia, a manhã foi reservada a aprender sobre o cultivo protegido de hortaliças, sem o uso intensivo de agrotóxicos. Os agricultores também conheceram a técnica de compostagem para produção de adubo orgânico e a criação de chamada “galinha caipira melhorada”, cujo ciclo de produção é de 90 a 120 dias, muito menor do que a criação da caipira convencional, que demora até dez meses para o abate de um lote. “Quando cheguei aqui, há quatro anos, a gente só trabalhava com gado e cacau. Com esses projetos, a gente está melhorando e conseguir produzir outras coisas”, diz Merenilton.A propriedade dele hoje é exemplo para outros agricultores, visitada constantemente com campo aberto para o aprendizado. Nos 55 hectares, onde moram ele e a família, também há produção de alface, coentro, cebolinha, maracujá, mamão, açaí, milho e a criação de 90 galinhas, em um viveiro protegido pelos cacaueiros. Recentemente, ele introduziu também um tanque para produção dos peixes tambaquis e tambatingas, com mil animais.

As ações do PBA da Usina Hidrelétrica Belo Monte para os agricultores da região de Altamira já apresentam resultados, com aumento de produção de culturas como cacau, mandioca, açaí, milho e feijão, além do aumento do rebanho de suínos e da criação de aves. O efeito mais abrangente é a redução de preços dos alimentos nos mercados de cidades como Altamira, Brasil Novo, Medicilândia e Vitória do Xingu.

Os projetos da Norte Energia orientam os trabalhadores a formarem associações e cooperativas e apoiam a recomposição de atividades produtivas das famílias que foram transferidas de suas propriedades originais, situadas nas áreas onde será formado o reservatório principal da hidrelétrica.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário