Brasil Novo Notícias: Servidores em greve fazem ato de protesto hoje

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Servidores em greve fazem ato de protesto hoje


Em greve há 15 dias, os servidores públicos do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) pretendem fazer um ato hoje (11), em frente a Secretaria de Administração (Sead), na Travessa do Chaco, Almirante Barroso, em Belém.
De acordo com o presidente do Sindicato dos trabalhadores de trânsito do Estado do Pará (Sindtran), Élison Oliveira, o governo fez 70 contratações irregulares durante o período de greve da categoria, utilizando um valor que poderia satisfazer pelo menos uma das pautas dos servidores.
“Acreditamos que o governo está se oportunizando da greve para fazer contratos irregulares, de apadrinhados políticos. O governo alega que não tem dinheiro para pagar os trabalhadores, mas o valor com essas contratações custam R$ 190.000,00 (cento e noventa mil reais) mensais que daria para pagar pelo menos a Gratificação por Tempo Integral (GTI), que é um direito do trabalhador que excede sua carga horária de trabalho”, reiterou Élison Oliveira.
A categoria se deslocou anteontem até o prédio sede do Ministério Público do Estado do Pará (MPE) para formalizar a denúncia sobre as contratações irregulares. Do encontro, foi agendada uma reunião para hoje na sede do Ministério do Trabalho junto com o MPE, na qual, os servidores pretendem comprovar com documentos a existência dessas contratações para o órgão.
Outra questão denunciada pelos grevistas é a existência de uma sede fantasma do departamento (Ciretran) situada no município de Igarapé-Miri, nordeste paraense. “Há um ano que uma casa foi alugada no valor de R$ 180 mil reais, contrato válido por três anos, que equivale a 70 mil reais por ano. Mas, na prática, não funciona nada pelo Detran, porém é uma família que reside no local”, apontou Élison Oliveira.
DETRAN
O Detran informa que as negociações estão sendo conduzidas pela Secretaria de Administração do Estado. Ressalta que os serviços prestados pela instituição não estão paralisados. Apenas a segunda via da carteira de habilitação não está sendo entregue no mesmo dia. E sempre que necessário, será feito o deslocamento de funcionários de outros setores para o atendimento, para que o usuário não seja prejudicado com a greve.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário