Brasil Novo Notícias: PACAJÁ SAI DA LISTA DE EMBARGO AMBIENTAL E ENTRA PRA LISTA DE MUNICÍPIOS DESEMBARGADO NO PARÁ

quinta-feira, 25 de junho de 2015

PACAJÁ SAI DA LISTA DE EMBARGO AMBIENTAL E ENTRA PRA LISTA DE MUNICÍPIOS DESEMBARGADO NO PARÁ

Pacajá foi incluído na lista de Embargo Ambiental do Ministério do Meio Ambiente – MMA no dia 24 de março de 2009 e após seis anos sai da lista e passa ser um município desembargado ambientalmente.

Dr. Cezar - Assessor Jurídico da SEMMA/Pacajá recebendo
documento que oficializa o desembargo Município de Pacajá

O ato de entrega do documento oficializando o Município de Pacajá como município desembargado aconteceu na manhã desta quinta-feira (25) durante a 18ª Reunião do Comitê Gestor do Programa Municípios Verde que acontece em Itaituba no oeste do estado do Pará. O desembargo se deu a partir dos esforços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente SEMMA - de Pacajá, comandada pelo Secretário Uerbeson Abraão, por meio de projetos apoiados pelo PDRSX.
Para saírem da lista, os municípios têm que cumprir três requisitos dispostos na Portaria nº186 de 04 de junho de 2012. O primeiro deles refere-se ao Cadastramento Ambiental Rural, segundo o qual a cidade tem de ter 80% do seu território com imóveis rurais devidamente cadastrados, excetuando-se as áreas cobertas por unidades de conservação de domínio público e terras indígenas homologadas.
Em 2011, um estudo do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) apontava uma subida no desmatamento do bioma, no período de agosto daquele ano a julho do ano seguinte, onde a maior parte florestas em riscos estava no Estado do Pará, com maior probabilidade de desmatamento se concentram ao longo das Rodovias Transamazônica (BR-230) e Cuiabá-Santarém (BR-163), além da região da Terra do Meio. O boletim estimava uma taxa de desmatamento anual de 7.134 km² - um aumento de 10,5% em relação ao observado em 2009/2010, quando foram destruídos 6.451 km² de floresta.  O mapeamento foi elaborado por meio de um modelo computacional, considerando o padrão do desmatamento ocorrido no ano anterior na Amazônia e as condições de acesso às áreas.

Por: Valdemídio Silva

Foto e Informações: Zelma Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário