Brasil Novo Notícias: Transposição de embarcações beneficia 7,5 mil pessoas no Xingu

terça-feira, 30 de junho de 2015

Transposição de embarcações beneficia 7,5 mil pessoas no Xingu


Sistema gratuito da Norte Energia que mantém o fluxo de navegação tem aprovação de 94% dos usuários


A partir do dia 6 de julho, todas as embarcações que precisarem passar pela região do Sítio Pimental pelo rio Xingu deverão usar o Sistema de Transposição de Embarcações (STE), comprovadamente seguro e de graça para todos. Até maio, 7.500 pessoas já usaram, com segurança, o Sistema de Transposição de Embarcações (STE), instalado em 2013 no rio Xingu, próximo ao Sitio Pimental. O sistema mantém a navegação contínua no rio, na área da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Entre janeiro de 2013 e maio passado, 2.050 embarcações passaram pelo local. Só em 2014, a plataforma transpôs 334 embarcações, auxiliando o transporte de 1.116 pessoas. O uso do STE se faz necessário por causa da conclusão do barramento do rio, na margem direita, para o futuro enchimento do reservatório principal da Hidrelétrica Belo Monte. As informações são da Norte Energia.

O serviço é bem avaliado pelos usuários: 94% dos consultados em pesquisa em maio deste ano consideram satisfatório o tempo levado para usar o sistema, e 4,6% declararam não se importar com esse aspecto quando precisaram usar o mecanismo.

Construído e operado pela Norte Energia, empresa concessionária da hidrelétrica Belo Monte, o STE é uma das ações previstas no Projeto Básico Ambiental do empreendimento. O sistema garante a navegabilidade das embarcações entre a Volta Grande do Xingu e o trecho à montante (posterior) da barragem principal do empreendimento, situada próximo à Casa de Força Complementar da Usina, no Sítio Pimental.
Totalmente gratuito para os usuários, o sistema é capaz de transportar embarcações de até 35 toneladas de um lado ao outro do rio. Barcos e balsas de mais de seis toneladas são içados por traveling lift, equipamento moderno e seguro, e postos em carretas projetadas especialmente para transportar as embarcações.

Canoas, lanchas, voadeiras, rabetas e barcos de menor porte são retirados da água e também levados em carretas para a outra margem do rio. O trajeto é de menos de 800 metros. Os passageiros são transportados em vans e há um centro de apoio com informações sobre o serviço, com bebedouros, banheiros e sala de espera. “O sistema cumpre plenamente o compromisso da Norte Energia junto à comunidade, garantindo a não interrupção do fluxo de embarcações no Rio Xingu”, afirma o documento de apresentação do STE, exposto na 7ª reunião do Comitê de Acompanhamento Permanente do STE, do Fórum de Acompanhamento Social da UHE Belo Monte. O evento foi realizado em Altamira, onde foram apresentadas informações sobre as etapas do enchimento dos reservatórios da UHE Belo Monte e o balanço das transposições feitas no rio Xingu entre janeiro de 2013 e maio de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário