Brasil Novo Notícias: Bancos privados e Banpará aceitam acordo e encerram greve no estado

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Bancos privados e Banpará aceitam acordo e encerram greve no estado


Após 21 dias de greve no Pará, os bancários das instituições privadas e do Banco do Estado do Pará (Banpará) decidiram aceitar o acordo proposto pela Federação Nacional dos Bancários (Fenaban) e encerraram a paralisação da categoria nesta segunda-feira (26). Segundo a assessoria do Sindicato dos Bancários, funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal não aceitaram a proposta da Fenaban e seguem de braços cruzados.
Ainda de acordo com o Sinbapa, cada corporação tem mesas específicas. O que foi aceita e aprovada em assembleia foi a proposta da Federação, que representa todos da categoria. Nos dois bancos que continuam a greve, os trabalhadores não aceitaram as propostas específicas das referidas instituições.
Entre as conquistas da categoria está o reajuste salarial, no piso e demais verbas salariais de 10% - a proposta inicial de reajuste foi de 5,5%, depois passou para 7,5%, depois 8,75%; aumento de 14% nos vales alimentação e refeição. A proposta da categoria era de 16%.
O Sindicato afirma que a aprovação do acordo se deve ao fato de que os trabalhadores tiveram um ganho real, mesmo que pequeno, além da inflação. Eles também conquistaram a distribuição da participação dos lucros e resultados e, um dos principais pontos: os dias parados não serão descontados, serão compensados de acordo com uma regra diferenciada para esta situação.

Paralisação
A greve foi iniciada no dia 6 de outubro e segundo o sindicato, 365 agências bancárias de Belém e interior do estado aderiram de alguma forma a greve, seja parcial ou totalmente.

As informações são do G1 Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário