Brasil Novo Notícias: Norte Energia rebate matéria publicada no G1 sobre adiamento do Início da operação de Belo Monte

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Norte Energia rebate matéria publicada no G1 sobre adiamento do Início da operação de Belo Monte

É incorreta a informação publicada no G1, pelo repórter Fabio Amato, de que a Usina Belo Monte teve seu início adiado. O Sítio Belo Monte, responsável por 97% da energia do complexo hidrelétrico em construção no Rio Xingu, está com o seu cronograma rigorosamente em dia, com previsão para início das operações em MARÇO DE 2016.
 Em momento algum, a Norte Energia declarou, tampouco confirmou, que há um segundo adiamento da geração de energia na Usina Hidrelétrica Belo Monte à reportagem do G1.
 O atraso se concentra apenas na casa de força complementar, Sitio Pimental, que responde por apenas 3% do total a ser gerado.
Também é falsa a informação de que o atraso, que não é em Belo Monte, mas em Pimental, irá causar prejuízos financeiros à Norte Energia, dona da concessão da usina. Assim como também não é verdadeira a afirmação de que e que empresa pediu “perdão” à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e que foi negado.
 Está em processo em análise na Aneel um recurso administrativo da Norte Energia, para os períodos de paralisação excludentes de responsabilidade (greves, invasões no canteiro, etc) da Norte Energia no sítio Pimental, de um total de 465 dias, período muito superior ao tempo ocorrido entre a data prevista de geração no contrato de concessão e a efetiva operação da usina, a qual depende da emissão da Licença de Operação (LO).

Além disso, a Norte Energia possui liminar judicial que não permite prejuízos à empresa até que esse recurso administrativo seja julgado pela agência reguladora.
 É importante ressaltar ainda que o Ibama não negou a licença à Belo Monte. O Instituto declarou apenas que precisava de informações adicionais e a comprovação do atendimento de 12 itens do Plano Básico Ambiental (PBA). Os itens apontados estão concluídos e as comprovações já foram enviadas como solicitado pelo órgão licenciador.
Ascom Norte Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário