Brasil Novo Notícias: IEB e TNC lançam edital de apoio a projetos na APA Triunfo do Xingu

terça-feira, 27 de outubro de 2015

IEB e TNC lançam edital de apoio a projetos na APA Triunfo do Xingu

As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de novembro de 2015

Está aberto até 13 de novembro o edital “Ação Xingu Terra Verde”, realizado pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) em parceria com a The Nature Conservancy (TNC), a ação integra projetos financiados pelo Fundo Vale e Norad . A iniciativa tem o objetivo de apoiar propostas que incentivem o desenvolvimento de práticas produtivas de base agroecológica e agropecuárias de baixo impacto ambiental, de forma que contribuam para a conservação ambiental, redução do desmatamento ilegal e geração de renda na Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, localizada nos municípios de São Félix do Xingu e Altamira, no Estado do Pará.

APA TRIUNFO DO XINGU

A Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu foi criada em 2006, e apresenta um território de mais de 1.600.000 hectares, dos quais 65,7% estão situados no município de São Félix do Xingu e 34,3% no município de Altamira. Esse cenário catalisa um ambiente sociopolítico propício para conflitos socioambientais impulsionados pelo aumento do desmatamento ilegal. Só em janeiro de 2015, a APA Triunfo do Xingu apresentou um crescimento de 1,4 quilômetros quadrados de desmatamento ilegal, o que a configura como a área protegida no Pará com maior índice de desmatamento ilegal da Amazônia Legal, segundo o Instituto Homem e Meio Ambiente ( IMAZON).

A ação Xingu Terra Verde surge no território com o intuito de promover propostas de atividades voltados para o uso responsável dos recursos naturais, perante um cenário socioambiental já tão comprometido. Para isso, concederá aos projetos selecionados apoio financeiro que varia de R$5 a 60 mil reais, visando motivar a transição agroecológica no território. O público alvo da iniciativa são agricultores, agricultoras e organizações representativas da APA Triunfo do Xingu. 

INSCRIÇÃO

Para se inscrever, os candidatos devem enviar até o dia 13 de novembro as propostas para o e-mail axtv@iieb.org.br ou para o escritório da TNC, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semmas) (Av. Duque de Caxias, s/n, CEP: 68.380-000, São Félix do Xingu- PA). Informações mais detalhadas podem ser acessadas no edital.

IEB
O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) é uma instituição brasileira do terceiro setor dedicada a formar e capacitar pessoas, bem como fortalecer organizações nas áreas de manejo dos recursos naturais, gestão ambiental e territorial e outros temas relacionados à sustentabilidade.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário