Brasil Novo Notícias: Dezenove policiais militares foram assassinados no Pará só em 2015

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Dezenove policiais militares foram assassinados no Pará só em 2015

Dezenove policiais militares foram assassinados este ano no Pará, segundo a Associação de Cabos e Soldados do Estado. A maioria deles morreu na região metropolitana de Belém. Os dados foram atualizados após um PM ser morto na noite do último domingo (25), após reagir a um assalto no bairro da Cremação, na capital paraense. Familiares, amigos e colegas de farda lamentaram a morte do jovem no velório, realizado em uma igreja próximo ao local onde ele morava.
“Meu filho entrou nessa corporação, para ele era um sonho, tinha esse sonho de ser da Rotam. Foi tudo difícil e tudo muito rápido. Ele morreu talvez fazendo aquilo que ele mais gostava, que era ser policial”, afirmou o padastro da vítima, Fernando Rodrigues.
Victor César Almeida Pedroso trabalhava há cerca de 2 anos na equipe da Ronda Tática Metropolitana da Polícia Militar. Ele estudou mais de quatro anos para conseguir entrar na corporação. “Era uma coisa que ele gostava de fazer. Para nós é uma perda muito grande. Não só como irmão de farda, mas amigo”, afirmou o soldado Valdeci de Souza.
O PM não estava à serviço quando foi morto. Ele saiu de casa e foi até uma rua próxima para pegar um ventilador emprestado, que ia levar para uma missaão da Rotam na manhã desta terça. Enquanto ele esperava, foi surpreendido por assaltantes armados em fuga, que queriam a moto do PM. Ele reagiu e houve troca de tiros. Victor foi atingido na virilha e chegou a ser socorrido e atendido em um hospital particular, mas não resistiu.
Os assaltantes fugiram e um deles, baleado, fez um adolescente refém na entrada de um motel quando seguia pela travessa Apinagés. Pelas imagens das câmeras de segurança de um estabelecimento é possível ver o assaltante abordando a vítima. As negociações duraram 10 minutos. Depois que o assaltante se rendeu, ele foi encaminhado para o Hospital Metropolitano, em Ananindeua. O caso foi registrado na Seccional de São Braz e a polícia ainda procura pelos outros dois envolvidos.

Números
A Associação de Cabos e Soldados da PM no Pará contabiliza o número de policiais militares mortos no estado este ano. Segundo a entidade, 14.600 policiais militares atuam no estado, enquanto que o ideal seriam pelo menos 35 mil agentes.
“Nós não podemos mais aceitar nem continuar nessa situação. Nosso colegas de farda, pai de família, veio da sociedade, faz parte da sociedade, morrendo, e o estado não está se movimentando”, afirmou o presidente da associação, Francisco Xavier.
Victor Pedroso deixa um filho de um ano e dois meses e muita saudade. “Eu não acredito que ele foi, quando eu vi ele naquele caixão ali, até mesmo ontem no hospital, desabei no chão. Queria que me dissessem que era um pesadelo”, disse a irmã da vítima, Amanda Rodrigues.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social informou que está investindo na capacitação de 2.600 policiais militares e que desde o início do ano já foram mais de 15 cursos. Ainda segundo a Segup, foram comprados armamentos e equipamentos para os policiais e toda frota da corporação está sendo renovada.

G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário