Brasil Novo Notícias: Saúde municipal nega Tratamento Fora de Domicílio (TFD) a criança de Uruará

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Saúde municipal nega Tratamento Fora de Domicílio (TFD) a criança de Uruará

Pai, Nildo Aragão e seu Filho Danilo
O TFD foi instituído por portaria pelo Ministério da Saúde (MS) com intuito de viabilizar o encaminhamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) portadores de doenças não tratáveis em seu município ou estado de origem a outras localidades que realizem o tratamento necessário.
Em Uruará, parece que o TFD está sendo negligenciado, pelo menos é o que fica evidenciado no caso da criança de 1 ano e 11 meses, que se encontra em Belém para tratamento de um problema sério de saúde, de acordo como informou o próprio pai da Criança, Nildo Aragão Veiga. Segundo ele, está enfrentando dificuldade para receber o benefício TFD que até o momento está sendo negado. “Se não fosse eu correr atrás para fazer o encaminhamento de meu filho, ele estava até hoje internado no Hospital Municipal. Hoje ele se encontra em Belém e a Secretaria de Saúde fica jogando para o Estado e Estado para o Município e, enquanto isso meu filho corre risco de vida por ter que fazer a cirurgia com urgência. Estou a busca de meus direitos. A gente vai na Secretaria de Saúde de Uruará e ficam só enrolando a gente. A Saúde de Uruará está um caos. É descaso total. Minha esposa está acompanhando ele em Belém e, tive que abandonar meu serviço e não tenho condições de mantê-lo. Cadê a Saúde? A saúde em Uruará acabou”, explicou.
Nildo Aragão disse que o caso será denunciado a Ministério Público do Estado ainda hoje. “Estou buscando meus direitos. Ainda hoje vou ao Fórum na Promotoria Pública e estarei apresentando este problema. Quero meu filho recuperado e o que preciso for, farei para que ele seja curado, e, que meus direitos sejam garantidos”, disse.
O TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente e, em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhado por ordem médica. As despesas permitidas pelo TFD são aquelas relativas ao transporte, pernoite e diárias para alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário