Brasil Novo Notícias: TRF1 DECIDE REQUISITAR IMEDIATO ENVIO DE JUIZ FEDERAL PARA ALTAMIRA

sexta-feira, 12 de maio de 2017

TRF1 DECIDE REQUISITAR IMEDIATO ENVIO DE JUIZ FEDERAL PARA ALTAMIRA

Cidade estava sem o profissional, OAB esteve em Brasília cobrando providências para o problema

O presidente do Tribunal Regional Federal - TRF1, desembargador Hilton José Gomes de Queiroz, decidiu requisitar dois Oficiais da Justiça do Trabalho e o imediato envio de um juiz federal para o município de Altamira. O anúncio foi feito pelo próprio presidente do TRF1, durante audiência em seu gabinete em Brasília, com o presidente da subseção da OAB em Altamira, Joaquim Freitas, o diretor tesoureiro da OAB-PA, Robério D’oliveira, os conselheiros federais da Ordem no Pará, Marcelo Nobre e Nelson Souza, e os diretores da OAB nacional: Ibaneis Rocha Barros Junior (Secretário-Geral Adjunto) e Antonio Oneildo Ferreira (Diretor Tesoureiro).

O juiz ficou muito sensibilizado com os problemas que apresentamos e se colocou à disposição de pronto para tentar solucionar. Nós da subseção de Altamira, só temos a agradecer ao presidente da Comissão de defesa das prerrogativas, dr. Jarbas Vasconcelos, os nossos conselheiros federais e ao presidente do conselho federal, Cláudio Lamachia, bem como aos seus diretores, que se envolveram de foram diligente nas resoluções dos nossos problemas.”, declarou Joaquim.

Audiência

A audiência foi marcada a partir de um ofício encaminhado no dia 04 de abril deste ano, ao presidente da OAB Nacional, Cláudio Lamachia, assinado pelos conselheiros federais Jarbas Vasconcelos, Marcelo Nobre e Nelson Souza, que, por sua vez, demandados pelo presidente subseccional de Altamira, solicitaram o “agendamento de uma reunião de trabalho/audiência com o presidente do TRF1, de modo a permitir o alcance de soluções ao quadro prejudicial à prestação jurisdicional, instalado na Vara Federal de Altamira...”.

No dia seguinte, em resposta ao ofício da bancada paraense, o presidente nacional da OAB formalizou o pedido de audiência com o desembargador presidente, reafirmando a importância do encontro e da interlocução para solução imediata dos problemas apontados pela subseção. “Tivemos uma audiência muito positiva com o desembargador Presidente do TRF1. Ele ficou bastante sensibilizado com os problemas a ele levados.”, contou o conselheiro federal, Marcelo Nobre.

Segundo Marcelo, o desembargador disse que a Amazônia é uma prioridade da gestão dele e que, se necessário for, irá até Altamira para conhecer in loco os problemas lá vivenciados. “ele fez perguntas sobre segurança, distâncias, logística e sobre a natureza dos processos que tramitam no foro federal. Por fim, ele informou que iria enfrentar os problemas existentes, nomeando como interlocutor, o diretor do conselho federal, Ibaneis Rocha.”, concluiu.

Entenda o caso
Dia 20 de março, o presidente da Comissão da Comissão de Direito previdenciário da OAB de Altamira, Fredy Alexey Santos, enviou ofício ao presidente da Comissão Nacional de defesa das Prerrogativas, Jarbas Vasconcelos expondo o descontentamento e a insatisfação dos advogados militantes da esfera federal naquele município e de cidades adjacentes.

Em documento, o presidente apresentou um relatório de como estava o funcionamento da Justiça Federal naquele município. No relatório constam: Falta de juiz desde setembro de 2016, o que impossibilita a realização de homologações; Processos do Juizado Especial conclusos para sentença há três anos; a vara possui três vagas para o cargo de Oficial de Justiça, mas atualmente, só tem um, que pediu remoção; e a péssima estrutura física do prédio em condições precárias, com infiltração, sem falar na localização da sede da vara.

Esse ofício foi a origem do pedido de audiência formulado pelos conselheiros federais ao presidente da OAB nacional. Para o diretor tesoureiro da OAB-PA, Robério D’oliveira, a atuação célere da bancada dos conselheiros federais foi fundamental para a imediata resolução dos problemas. “A nossa bancada foi diligente e ágil rápido na defesa das prerrogativas dos nossos colegas advogados que militam no interior do estado.”, disse Robério.


De acordo com o diretor da seccional paraense, qualquer advogado que sinta suas prerrogativas violadas pode fazer o mesmo feito pelos advogados de Altamira. “A comissão nacional das prerrogativas está pronta a atender e defender de modo intransigente os direitos e prerrogativas dos nossos colegas, bem como os nossos representantes no CFOAB. Tenham certeza que esse grupo jamais abandonará nenhum advogado, esteja ele onde estiver, nos quatro cantos desse nosso estado continental.”, afirmou. O presidente da OAB Pará, Alberto Campos, foi convidado pelo presidente do conselho federal para participar do evento.


Fonte: Blog SocelNews (com informações de Celso Freire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário