Brasil Novo Notícias: Aluno de Tucuruí, no PA, conquista Prêmio Jovem Cientista

terça-feira, 26 de maio de 2015

Aluno de Tucuruí, no PA, conquista Prêmio Jovem Cientista

O estudante Moisés Lopes Rodrigues, 20 anos, conquistou o 2º lugar na categoria estudante do ensino médio do XXVIII Prêmio Jovem Cientista.O anuncio foi feito no dia 21 de maio, em Brasília, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O tema da edição foi “Segurança Alimentar e Nutricional”. Moisés Rodrigues é aluno da escola estadual de ensino médio Rui Barbosa, em Tucuruí, sudeste do Pará. Ele e o professor e orientador do projeto, Paulo Sérgio, apresentam o trabalho nesta terça-feira (26), na Expo Milset Brasil 2015, em Fortaleza (CE).
O projeto sobre adubo com resíduo de peixe revelou-se uma alternativa de baixo custo e fácil acesso para a produção do agricultor. A invenção pode reduzir o uso de fertilizantes químicos e o impacto sobre o meio ambiente.
De acordo com o professor, não foi apenas o problema do descarte das carcaças dos peixes que motivou o aluno. Ele também observou a escassez de solos ricos em propriedades naturais na região de Tucuruí. “Por isso, produzimos o adubo a partir das sobras de peixes, deixando secar ao ar livre por cinco dias, desidratando e assando as carcaças com galhos secos de arvores e triturando a mistura”, detalha.
O jovem cientista também fala sobre a premiação. “Na realidade, o que queríamos é o reconhecimento para a região. Foi uma conquista para toda a comunidade estudantil de Tucuruí, um prêmio que não almejei. A conquista é momento de muita emoção”, diz Moisés Lopes.

G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário