Brasil Novo Notícias: Manifestantes Bloqueiam Todos os Acessos aos Canteiros de Obras de Belo Monte, no Pará

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Manifestantes Bloqueiam Todos os Acessos aos Canteiros de Obras de Belo Monte, no Pará


Durante o este tarde deste domingo (17), cerca de 600 manifestantes bloquearam a Rodovia Transamazônica, BR-230, no município de Vitória do Xingu na Região sudeste do Pará. Trabalhadores Rurais, ligados ao Movimento pela Garantia dos Direitos das Populações da Transamazônica e Xingu, fecharam a estrada que dá acesso ao sítio Pimental, um dos canteiros de obras de da Usina Hidrelétrica Belo Monte. A informação repassada pela PRF é de que durante a paralisação, a liberação de veículos foi sendo feita de hora em hora, sendo que os veículos com destino com destino ao empreendimento eram impedidos da passarem. Ainda no domingo a estrada foi liberada e o tráfego de veículos foi normalizado, mas na manhã desta segunda-feira (18) a BR voltou a ser fechada.
Manifestantes armaram tendas na BR
Agricultores e movimentos sociais ligados à Fetegri na Região participam das manifestações desta segunda e fecharam todas as estradas que dão acesso ao empreendimento de Belo Monte. A comunidade tem um documento com oito páginas de reivindicação. Pescadores também manifestam contra o empreendimento na manhã desta segunda-feira e fecharam Escritório da Norte Energia e autoridades Governamentais, representantes da Norte Energia e CCBM se preparam para realizar uma reunião de emergência em Altamira para deliberar sobre o assunto. 
Entre as pautas de reivindicações estão:


1. Licença indígena Medicilândia / Uruará e Novo Repartimento / Itupiranga;
2. Programa Luz Para Todos que beneficie 25 mil famílias;
3. Plano nacional de habitação rural que beneficie 3 mil famílias da Transamazônica;
4. Inclusão no PAC 3 da trafegabilidade nas estradas da zona rural;
5. Termo de Ajuste de Conduta (TAC) sobre a gestão do saneamento básico de Altamira;
6. Consolidação das condicionantes de Belo Monte;
7. Ordenamento fundiário das áreas indígenas do entorno da Transamazônica e Xingu.
Motoristas que trefegam pela Rodovia Transamazônica irão se deparar com três Bloqueios na BR. Um na entrada para o Sítio Pimentel no Km 27 entre Altamira e Belo Monte e outros dois nos Km 40 e 55 que é onde está localizado o principal Sítio da obra.

Por: Valdemídio Silva
Fotos: Darlan Fredson

Nenhum comentário:

Postar um comentário