Brasil Novo Notícias: População ribeirinha terá documentos emitidos em embarcações adaptadas

quinta-feira, 14 de maio de 2015

População ribeirinha terá documentos emitidos em embarcações adaptadas


Trinta e oito municípios paraenses serão beneficiados com duas Lanchas de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (Lada), que vão atuar nos mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (PNDTR/MDA). A solenidade de entrega será nesta quinta-feira, 14, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém. A cerimônia contará com a presença do ministro do MDA, Patrus Ananias.

A ação vai contemplar trabalhadoras rurais que vivem em ilhas, assentamentos e comunidades ribeirinhas, com a emissão gratuita de documentos civis e trabalhistas. As novas lanchas vão ajudar no deslocamento para realização de mutirões em locais de difícil acesso. O Pará é um dos estados com maior demanda do programa e que apresenta grande dificuldade de locomoção das equipes devido as distâncias geográficas e à necessidade de se atravessar muitos rios.

A diretora de Políticas para Mulheres Rurais (DPMR) do MDA, Célia Watanabe, explicou que a previsão no Pará, em 2015, é atender cerca de 9,2 mil mulheres com a emissão de mais de 16,2 mil documentos. “A expectativa é dar uma resposta a uma demanda real, compreendendo as especificidades regionais do País, para possibilitar que as mulheres tenham acesso à emissão de documentos para conseguir acessar as políticas públicas”, ressalta.

Os barcos, que levam os nomes da extrativista Maria do Espírito Santo e da feminista e militante pelos direitos humanos Isa Cunha, vão ficar nos municípios de Belém e Santarém. A iniciativa é fruto de parceria entre o MDA, o Ministério da Defesa e a Marinha do Brasil. O investimento na aquisição das embarcações foi superior a R$ 2,1 milhões.

AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário