Brasil Novo Notícias: MEDICILÂNDIA SEDIA O 1º SEMINÁRIO REGIONAL DA PISCICULTURA DA TRANSAMAZÔNICA

segunda-feira, 25 de maio de 2015

MEDICILÂNDIA SEDIA O 1º SEMINÁRIO REGIONAL DA PISCICULTURA DA TRANSAMAZÔNICA

Mais de quatrocentas pessoas participaram do 1º Seminário Regional da Piscicultura da Transamazônica. O evento foi realizado na sexta-feira (23) pela Associação Comunitária Novo Progresso - ASCONOP, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Medicilândia com o objetivo de apresentar a piscicultura aos produtores/agricultores como alternativa de econômica e de sustentabilidade para a região da Transamazônica e Xingu.
SR. Elemar Celso, presidente as ASCONOP
Com o agricultor Zé Gaúcho
Eliã Faria de MeloAgricultor e 
Técnico Agropecuário 
Segundo o SR. Elemar Celso, presidente as ASCONOP, o seminário representa uma importante oportunidade para que os agricultores e agriculturas conheçam a piscicultura de forma mais aprofundada por meio das palestras realizadas durante o evento e com isso desperte neles o interesse pela atividade – “Esperamos que através deste projeto o agricultor possa acreditar mais, pois temos ainda muitos agricultores desacreditados por terem apanhado tonto na vida e a partir deste o agricultor deverá acreditar mais. Nosso projeto tem mais de 350 associados, que são pessoas que acreditaram e confiaram na gente.” – Disse o Presidente.
O Agricultor e Técnico Agropecuário recém-formado Eliã Faria de Melo aprovou a iniciativa da ASCONOP apontando como uma forma a carência do pescado na Região – “Esse Seminário vem um momento oportuno, pois a região é carente do pescado e com um índice grade de fontes e igarapés que não utilizado. Isso servirá como uma nova fonte de renda e como forma de fixar o agricultor dentro da propriedade” – comentou Eliã.
Para a Suelen Felizardo, Agente de Desenvolvimento Local em Medicilândia, que participou do evento representando o SEBRAE –  
Suelen Felizardo Agt. de Desenvolvimento local e
o Prefeito de Medicilândia Nilson Daniel
um evento como esse é muito importante para o desenvolvimento do município
 – “Um projeto desse vai melhorar a qualidade de vida dos associados e crescimento para o município. Esse seminário é fundamental para a economia de Medicilândia, sem contar que é uma novidade. Se trabalha com peixe, mas de forma não muito organizada e você trazer um projeto desse com parcerias com o governo do estado é fantástico e muito importante para a economia local” – disse ela acrescentando que o associativismo e o cooperativismo como economia solidária pode ser uma forma de agilizar e facilitar para o acesso aos recursos para esse tipo de projeto.
Wagner Oliveira Técnico em Aquicultura - da Empresa
Xingu Peixe Forte
O Senhor Wagner Oliveira, Técnico em Aquicultura formado pelo Instituto Federal do Paraná, foi um dos palestrantes dos palestrantes durante o Seminário, apontou as vantagens da criação de peixe fazendo uma comparação com a pecuária – “A piscicultura é a pecuária do presente, pois onde você cria 5.000 (cinco mil) peixes nenhum bezerro consegue se alimentar ali por ser uma área pequena, o peixe não precisa de vacina e o peixe alimenta-se muito menos que o gado. Hoje se gasta um quilo e meio de ração para produzir um quilo de peixe um quilo de peixe é vendido a um preço mínimo de R$ 12,00 e um quilo e meio de ração não chega a R$ 2,00. Então a grade importância da introdução da Piscicultura na região da Transamazônica é essa e foi por isso que demos o pontapé inicial neste Seminário” – Explicou Wagner Oliveira.
O Seminário aconteceu durante todo o dia com palestras específicas sobre a criação de peixes e contou com a participação de mais de 400 (quatrocentas) pessoas entre associados e não associados com participação de produtores de Medicilândia e Brasil Novo.
Os palestrantes foram:
- Wagner Oliveira Técnico em Aquicultura - da Empresa Xingu Peixe Forte – Empresa especializada na assessoria técnica para aquicultores.
- José Carlos Rodrigues – Tecnólogo em Aquicultura – IFPA
- Massami Shimon - Técnico em Aquicultura – IFPA
- Ana Marta Castelo Branco – Engenheira de pesca com Mestrado em Piscicultura
- Samara Souza Oliveira – Geóloga e Outorgante Laboratorial.
Por: Valdemídio Silva

Fotos: Valdemídio Silva e Rubismário Queiroz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário