Brasil Novo Notícias: Atropelamento no protesto da Br-230 pode ter sido proposital, diz FVPP

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Atropelamento no protesto da Br-230 pode ter sido proposital, diz FVPP


Em nota divulgada agora pouco pela Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP) o atropelamento ocorrido na noite de ontem (18) no quilômetro 55 da rodovia Transamazônica pode ter sido proposital.

"O motorista que causou o acidente teria a intenção de causar a grave colisão. Já que o movimento era pacífico e não foi registrada nenhuma discussão com o condutor que logo após o acidente, ateou fogo no próprio carro e fugiu em seguida na garupa de uma moto que já o aguardava", sugere a nota da FVPP.

A organização confirmou a morte de dois agricultores, Leidiane Drosdoski Machado de 27 anos e Daniel da Silva Vilanova de 41.

Segundo os agricultores, era por volta das 22h quando o motorista de um carro modelo pálio, em alta velocidade, se dirigiu às pessoas que estavam sentadas na margem da estrada e acabou atingindo três manifestantes, Leidiane, Daniel e um adolescente de 13 anos que sofreu várias escoriações pelo corpo e foi levado ao hospital municipal São Rafael. Segundo o médico ele não corre risco de morte.

"A FVPP é solidária às famílias que choram a perda de dois agricultores que morreram lutando por um coletivo. Que cobravam políticas públicas para as cidades da região", informou a entidade.

Ainda de acordo com a FVPP, O grupo de manifestantes que estava acampado no km 55 saiu do local por medida de segurança. A ONG acredita que o fato não configura um acidente, mas uma tentativa de assassinato planejado.Os agricultores que somam mais de 500 pessoas não desistiram da pauta de reivindicação. Agora eles também exigem respostas concretas sobre o atropelamento. "Queremos que o condutor e a outra pessoa que deu suporte na fuga dele sejam identificados e respondam na justiça pelo crime", cobrou a organização.

A BR-230 está bloqueada desde domingo (17), os produtores rurais reivindicam:

1. Asfaltamento da BR-230 nos trechos Medicilândia / Uruará e Novo Repartimento / Itupiranga;

2. Programa Luz Para Todos que beneficie 25 mil famílias;

3. Plano nacional de habitação rural que beneficie 3 mil famílias da Transamazônica;

4. Inclusão no PAC 3 da trafegabilidade nas estradas da zona rural;

5. Termo de Ajuste de Conduta (TAC) sobre a gestão do saneamento básico de Altamira;

6. Consolidação das condicionantes de Belo Monte;

7. Ordenamento fundiário das áreas indígenas do entorno da Transamazônica e Xingu.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário