Imagem da Internet |
Dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) apontam que 2.934 mil eleitores tiveram o título cancelado em Belterra, Mojuí dos Campos e Santarém, oeste do Pará. O número diz respeito às pessoas que não votaram nas três últimas eleições, não justificaram a ausência e nem pagaram a respectiva multa.
A maioria dos títulos cancelados nessa região é de Santarém, onde 2.604 eleitores não regularizaram sua situação junto ao TRE. Já em Mojuí dos Campos, foram 202 títulos cancelados e em Belterra, 128.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eleitores menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos, bem como pessoas com deficiência para as quais o cumprimento das obrigações eleitorais seja impossível ou extremamente oneroso, têm exercício do voto facultativo.
Cadastramento biométrico
Os eleitores da Região Metropolitana de Santarém, que compreende os municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, terão que passar pelo cadastro biométrico a partir deste ano. A intenção é que o sistema seja usado nas eleições municipais de 2016.
Os cartórios eleitorais já estão se organizando para realização do cadastramento, que nessa região deve iniciar em julho.
ORM News
Nenhum comentário:
Postar um comentário