Brasil Novo Notícias: Invasão de terras pode gerar conflito agrário na zona rural de Uruará

terça-feira, 30 de junho de 2015

Invasão de terras pode gerar conflito agrário na zona rural de Uruará



Um conflito agrário está prestes a acontecer na zona rural do Município de Uruará. O caso foi denunciado à reportagem nesta segunda-feira, 29, pelo agricultor Sebastião Ângelo Cavalcante.
Sebastião e outros 7 agricultores são donos de 8 propriedades rurais que estão sendo invadidas no travessão do km 170 norte da Transamazônica. Os oito agricultores deverão entrar na Justiça para solicitar, a reintegração de posse e acompanhamento da Policia Militar. Segundo informou o agricultor, esta já é a terceira vez que as propriedades são invadidas.
“São oito propriedades que estão sendo invadidas. Os agricultores são moradores naquela comunidade há trinta anos, e, agora pela terceira vez, nos deparamos com estes elementos invadindo as nossas propriedades. Já procuramos a Polícia, mas devido esta questão de assaltos que houve aos Bancos aqui da nossa cidade, o delegado nos pediu mais um tempo, para que abríssemos um Boletim de Ocorrência (BO) e, procurar nossos direitos”, contou Sebastião.
A preocupação do agricultor é de que ocorra um confronto armado entre os proprietários e os invasores, onde, segundo Sebastião, os invasores estão portando armas de fogo. “Temos documentação das terras recebida do INCRA, e, não queremos entrar em conflito com ninguém. Estamos assombrados e temerosos. E pode ter morte por lá, pois os invasores estão armados”, disse.
O agricultor está desapontado por chegar a uma situação como esta. “São trinta anos trabalhando, carregando Jamaxim nas costas, derramando suar para sustentar os filhos e ter que passar por uma situação como esta. Ver sua propriedade invadida. Não dá pra aceitar”, concluiu.
As autoridades devem tomar providências a fim de evitar que mais um conflito armado aconteça em disputa por terra no estado do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário