Paralisação
durou 29 dias até ser suspensa. Uma reunião marcada para o dia 8 de
junho
A
greve dos servidores do Detran durou 29 dias e, menos de um mês
depois, o Departamento recebeu reformas estruturais. O anúncio das
obras foi feito através da Agência Pará na tarde desta
quarta-feira (23), adiantando o início do que foi classificado como
'amplo programa de modernização do órgão'.
Segundo
o Detran, alguns dos resultados já podem ser conferidos pelos
usuários, como é o caso das facilidades de parcelamento de débitos
de veículos e da inauguração de novos postos, ampliando os
serviços disponibilizados na capital e no interior do Estado.
Dentre
os projetos de modernização estão o Trânsito Seguro, que prevê
mais segurança na aquisição da Carteira Nacional de Habilitação
- ao fortalecer o controle de dados e biometria, controle de placas e
lacres e comunicação de venda eletrônica; o Sistema Integrado de
Atendimento (SIA), que conta com atendimento ao público via call
center, totens de autoatendimento, atendimento pessoal e itinerante;
a implantação de novos postos do Detran nas Estações Cidadania,
visando a descentralização dos serviços e a acessibilidade; a
Telemetria, que irá tornar o processo de habilitação mais seguro a
partir do monitoramento, coibindo fraudes; o Sistema Integrado de
Fiscalização, que irá utilizar tecnologia para obter informação
em tempo real, em conjunto com o Sistema de Segurança Pública; e as
ações da Escola Pública de Trânsito, ao ampliar cursos de
formação profissional e ações educativas para prevenção de
acidentes em todo o Pará.
Além
dos investimentos em tecnologia, o Detran terá também melhorias
físicas, com reforma realizada na área de exames práticos e
teóricos do Detran Sede; a reforma da agência localizada na Antônio
Barreto; o resgate da Escola Pública de Trânsito, após 17 anos
desativada; a inauguração do novo parque de retenção em espaço
próprio; as reformas nas Ciretrans de Marabá, Tucuruí, Oriximiná,
Óbidos, Santarém, Bragança, Salinópolis e Rondon do Pará. O
Departamento vem desenvolvendo também a fiscalização da autarquia,
com a aquisição de motocicletas, rádios, uniformes e equipamentos
de sinalização viária.
De
acordo com a diretora-geral do Detran, Andrea Hass, o projeto de
modernização visa um serviço público mais humanizado, acessível
e ágil. “Com todos esses investimentos nós pretendemos quebrar
esse estigma que o Detran carrega, de um atendimento burocrático e
demorado, e realmente criar condições para um atendimento mais
cidadão e satisfatório aos usuários e servidores”, explicou.
Fonte:
Portal ORM
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