Brasil Novo Notícias: GOVERNO PROÍBE CIOP DE PASSAR INFORMAÇÕES SOBRE OCORRÊNCIAS À IMPRENSA

sexta-feira, 18 de maio de 2018

GOVERNO PROÍBE CIOP DE PASSAR INFORMAÇÕES SOBRE OCORRÊNCIAS À IMPRENSA

Secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, aplicou lei
da mordaça no CIOP e aumenta a falta de transparência do
Governo do Pará. (Foto: Divulgação/Segup)

Há certo silêncio "curioso" no Governo Jatene, diante dos inúmeros casos de violência que tomam conta do Estado. Não bastasse isto, agora algumas determinações visam de modo indireto calar a imprensa.
Semanas atrás, a instrução normativa nº 001/2018, publicada na edição do Boletim Geral da Polícia Militar, informava que os policiais militares do Pará estão proibidos de repassar informações diretamente à imprensa sobre assassinatos e ocorrências registradas na capital paraense e Região Metropolitana de Belém.
Agora, o Centro Integrado de Operações (CIOP) informou ao DOL que teve orientação de não passar nenhuma informação das ocorrências para imprensa.
Assim, o mesmo Governo que não informa de fato as ações que são desenvolvidas para coibir a violência, é o mesmo que tenta evitar que a imprensa faça seu trabalho e repasse ao leitor o conteúdo real sobre o que ocorre no Estado e em especial na capital paraense.
Para piorar, a Segup não atualiza os dados referentes a crimes desde 2013. Ou seja: a população e mesmo os jornalistas que desejam saber informações oficiais sobre estas ocorrências ficam à mercê do bom ou mau humor dos representantes dos órgãos e das determinações do Governo Jatene, como pode ser visto abaixo:
LIBERDADE DE IMPRENSA
Ainda que atualmente alguns poderes queiram diminuí-la para atender seus interesses, a liberdade de imprensa é assegurada pela Constituição Federal, se referindo a “liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social”, como disposto no artigo 220, §1°.
Mais que isso: a liberdade é um direito fundamental dos brasileiros, destacada desde o início da Constituição de 1988. No artigo 5º isto é mais enfático, já que dispões sobre as garantias e deveres individuais e coletivos, sendo invioláveis os direitos: “à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.
Faz parte também disto o direito à liberdade de expressão e livre pensamento, que atualmente parecem ser cerceados pelas iniciativas do Governo Jatene.
Fonte: DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário