Brasil Novo Notícias: Altamira reduz focos de queimadas, mas período de estiagem ainda preocupa

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Altamira reduz focos de queimadas, mas período de estiagem ainda preocupa

Registros tendem a aumentar nesta época do ano

De 1º de janeiro a 29 de setembro foram registrados pelo Corpo de Bombeiros de Altamira 23 casos de incêndio de vegetação. Apesar de o número ser menor que o registrado no mesmo período do ano passado – foram 38 em 2014, é necessária atenção redobrada nesta época do ano.
O subcomandante do 9º GBM, capitão Celso dos Santos Piquet Junior explica que a partir de julho até o mês de dezembro, os focos de queimadas tendem a aumentar. “Geralmente as pessoas querem limpar terrenos, pois é um momento propício por causa da estiagem e da temperatura, mas não se preparam para fazer a queima e acabam perdendo o controle da situação”, alerta.
Para o capitão Piquet, a redução do número de registros de incêndios de vegetação até o momento se deve às mudanças climáticas na região já que o período chuvoso se estendeu um pouco mais este ano. “Antigamente tínhamos um período chuvoso que ia até abril e agora está se estendendo. Consequentemente, o período de estiagem pode se estender até fevereiro e março de 2016”.
O subcomandante afirma que outro fator que deve ser levado em consideração é que muitas áreas já foram descampadas para a construção de reassentamentos urbanos. “Também estamos com um aparato maior de viaturas de combate a incêndios e temos conseguido chegar diretamente nos focos, porém, há muitos casos não registrados”, completa.
Ainda segundo dados do Corpo de Bombeiros, em Altamira, o segundo maior número de casos de incêndio são em edificações (23), seguido da queima de lixo, entulhos e resíduos (12).

Medidas de segurança 

Quem estiver planejando fazer queima para limpeza de terrenos ou outras atividades, deve tomar algumas medidas de segurança. “O básico é fazer o acero, que é uma faixa de terra desprovida de vegetação que impede que o fogo se alastre, ao redor do local onde será feita a queima.É importante ter uma equipe de prevenção, que não precisa ser de bombeiros, mas que deve informar as propriedades vizinhas e providenciar equipamentos como tratores, caso seja necessário um acero maior para impedir a propagação do fogo”, lista o subcomandante.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário