As vésperas de ano eleitoral, os principais nomes que pleiteiam governar os quase R$ 250 milhões de reais anuais do município de Altamira, começam a ser ventilados nos bastidores da política regional.
Esta semana o ex-prefeito Claudomiro Gomes desembarcou do PSB e voltou para as fileiras do PSDB. De acordo com informações de correligionários do Partido Socialista Brasileiro, último partido de Claudomiro, a ruptura se deu por perda de espaço, principalmente depois que o grupo do prefeito Erivando Amaral, de Vitória do Xingu, assumiu de vez o PSB na região, lançando o nome da esposa, Josy Amaral, como pré-candidata a prefeitura de Altamira. Com isso, o cenário eleitoral começa a se desenhar.
O atual prefeito de Altamira, Domingos Juvenil (PMDB), deve ser naturalmente candidato a reeleição. Mas caso o executivo decida não participar do pleito, a missão ficará com o filho, Ozório Juvenil, deputado estadual.
No Partido dos Trabalhadores ainda não há definições, a sigla avalia lançar um nome próprio. Na disputa, Marcelo Dias, um dos candidatos a vereador mais votado do PT, na eleição passada. Outro nome é do professor-doutor e poliglota, Anderson Serra, que para alguns reflete o futuro do partido na região por expressar desenvolvimento, juventude e esperança de mudanças; e João Batista Uchoa, representante da sociedade civil no PDRS Xingu e Coordenador da Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), Joãojá foi coordenador da Secretaria Estadual de Agricultura (Sagri) e candidato a vice-prefeito na última eleição. Por outro lado, uma das alas do PT defende aliança com o PMDB de Juvenil, algumas das lideranças do partido já teriam até cargos na gestão atual.
Com a recente filiação de Claudomiro Gomes ao PSDB é certo que dispute a vaga em nome do partido, até porque a ex-prefeita Odileida Sampaio não pode ser candidata, pois foi condenada pela justiça por improbidade administrativa.
No PSB, cada vez mais crescente na região, principalmente pelo poderio econômico-financeiro do grupo Vando, o nome mais certo é o de Josy Amaral, primeira dama e secretária de Ação Social de Vitória do Xingu. A professora teve mais de 30 mil votos na última eleição para deputada estadual, este ano transferiu o título para Altamira e deve ser a candidata a prefeita.
Na semana passada, Délio Fernandes (PR), anunciou em vídeo nas redes social que é pré-candidato a prefeito. Na última eleição municipal, o candidato Délio figurou em terceiro lugar.
Em um resumo geral, se as eleições fossem hoje, os candidatos a prefeito de Altamira provavelmente seriam: Domingos Juvenil (PMDB), Claudomiro Gomes (PSDB), Josy Amaral (PSB) e Délio Fernandes (PR).
Fonte: O Xingu
Nenhum comentário:
Postar um comentário