Brasil Novo Notícias: Família luta para localizar de doador de medula para filho de 8 anos, no PA

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Família luta para localizar de doador de medula para filho de 8 anos, no PA

Um família que mora em Castanhal, no nordeste do Pará, vive a esperança de ter a doença do filho de 8 anos curada. A criança tem leucemia e um doador de medula foi identificado como compatível, mas ele não atualizou o endereço no cadastro e por isso ainda não foi encontrado.
“Ninguém tem o contato dela, nem endereço e nome. Aí fica difícil”, lamenta a mãe da criança, que já não está mais respondendo a quimioterapia e corre contra o tempo em busca de um doador.
As informações corretas do doador constam no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea do Instituto Nacional do Câncer (INCA), mas deveriam ter sido alteradas depois que a pessoa mudou de endereço. O Pará tem cerca de 100 mil possíveis doadores cadastrados e, em todo o país, são mais de 5,5 milhões.
A chance de um doador ser compatível com alguém que precisa de um transplante de medula óssea é muito pequena. A relação é de um em casa 100 mil e, segundo o INCA, 20% das pessoas compatíveis não são localizadas por falta de atualização no cadastro.
“O indivíduo que esteja pré-disposto a se tornar doador voluntário de medula óssea tem que assumir para si a responsabilidade da atualização de cadastro”, explica a presidente do Hemopa, Ana Suely Saraiva.
Atualização de cadastro
A atualização pode ser feita no centro de coleta da sua cidade e até pela internet, acessando o site do INCA. Quem não atualizar o cadastro, quebra a corrente de solidariedade para salvar uma vida.

“No tratamento de um câncer infantil, você precisa de uma corrente e, agora, a corrente principal é a da solidariedade, que é quando a pessoa se propõe a doar. Quando elas fazem esse ato de amor, ele tem que ser completo e às vezes só um endereço vai interromper esse ato de amor. Então, as pessoas tem que lembrar de trocar seus endereços quando se mudarem ,para poder realizar a corrente”, declara a oncologista Alayde Vieira.
“A gente espera e tem fé em Deus. Nós vamos conseguir vencer”, diz, muito esperançosa, a mãe do menino.
Atenção
Para fazer o cadastro de doação de medula óssea, basta estar saudável e ter entre 18 e 55 anos. É necessário levar o documento original de identidade na Fundação Hemopa, que fica na travessa Padre Eutíquio, no bairro da Batista Campos. Para mais informações ligue no telefone gratuito 0800-280-8118.
G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário