Brasil Novo Notícias: Mais de 500 pessoas são beneficiadas com Semana do Rim em Altamira

segunda-feira, 24 de março de 2014

Mais de 500 pessoas são beneficiadas com Semana do Rim em Altamira


Mais de 360 atendimentos com medição de pressão arterial e glicemia e mais de 200 pessoas assistiram as palestras parte da programação da Semana do Rim, realizada de 17 a 21 de março pelo Hospital Regional Público da Transamazônica em Altamira, administrado pela Pró Saúde. A campanha idealizada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia foi realizada em todo País e teve como tema “1 em 10, o rim envelhece assim como nós”.

Na segunda-feira, 17, a população de Altamira e região contou com atendimento em frente ao HRPT com teste de glicemia, medição de pressão arterial e orientações sobre as doenças renais e sobre prevenção. De terça a sexta-feira, a equipe multidisciplinar do setor de nefrologia do hospital composta por enfermeiro, psicólogo e assistente social visitou as unidades de saúde dos bairros da Brasília, Mutirão, Boa Esperança e Independente II levando orientações nutricionais e de alerta sobre a prevenção das doenças renais.

Para Luciane Madruga, diretora de apoio do hospital, a prevenção foi o foco da campanha. “Enquanto instituição de saúde nós priorizamos essas ações de esclarecimentos a população de Altamira e região, pois sabemos que o melhor fator de prevenção é a educação da população. De uma forma clara, com abordagem simples e direta como foi a campanha esperamos que a população se torne agente multiplicador”, explicou.

Dona Maria Rita Silva, 55 anos, que assistiu à palestra na Unidade de Saúde do Mutirão falou sobre a iniciativa. “Não sabia que tomar remédio sem o médico receitar era um perigo e agora pretendo tomar mais água e fazer uma caminhada. Não quero ter problemas tão cedo. Tirei muitas dúvidas”, contou ela.

Kátia Cristina, enfermeira técnica responsável pelo setor de nefrologia a campanha superou as expectativas. “Pra nossa equipe foi excelente e ficamos mais motivados em continuar este trabalho nas comunidades. Planejaremos com certeza outras ações já que a população é muito carente de informações”, disse.


Luciana Benício
Hospital Regional Público da Transamazônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário