Os Correios
começam a testar, na semana que vem, dois veículos elétricos para a entrega de encomendas, um em Brasília e outro em
Curitiba, no Paraná. Eles foram recebidos no dia (24) pelo presidente da empresa, Wagner Pinheiro de Oliveira,
entregues pelo diretor de Vendas a Empresas da Renault, Alexandre Oliveira.
A montadora cedeu os carros em
comodato para testes por quatro meses, com possibilidade de prorrogação por um
ano. “Inicialmente, faremos os testes para verificar a viabilidade e
a possibilidade de integrar os veículos à frota”, disse a
vice-presidenta de Clientes e Operações dos Correios, Glória Guimarães.
A reunião das emissões de
gás carbônico é uma das ações previstas pelo Sistema de Gestão Ambiental
dos Correios e também faz parte do do programa de
redução de emissões de carbono do setor postal da Internacional Post
Corporation, da qual a empresa é signatária. A meta é reduzir em 20% as
emissões de gases de efeito estufa até 2020.
Em Brasília, o veículo será utilizado
em entregas na Asa Sul, Esplanada dos Ministérios e nos setores Comercial e
Hoteleiro Sul. Um totem para a recarga do veículo foi disponibilizado pela
Companhia Energética de Brasília no Centro de Transporte Operacional
da empresa na capital federal.
Com frota total de 25 mil veículos, os Correios também preparam a compra de 1.200 motos elétricas, a serem adquiridas em 2014 e 2015. As motos foram testadas no ano passado e o processo de licitação deve ser aberto nas próximas semanas.
O automóvel cedido é do modelo Kangoo ZE e tem como características ser 100% elétrico. O veículo não emite nenhum poluente ou ruído e tem as mesmas funções e volume de carga do modelo com motor a combustão. Segundo a chefe do Projeto Veículo Elétrico no Brasil, Silvia Barcik, o veículo tem autonomia de 120 a 150 quilômetros a cada carga e é equipado com motor de 60 cv.
Com frota total de 25 mil veículos, os Correios também preparam a compra de 1.200 motos elétricas, a serem adquiridas em 2014 e 2015. As motos foram testadas no ano passado e o processo de licitação deve ser aberto nas próximas semanas.
O automóvel cedido é do modelo Kangoo ZE e tem como características ser 100% elétrico. O veículo não emite nenhum poluente ou ruído e tem as mesmas funções e volume de carga do modelo com motor a combustão. Segundo a chefe do Projeto Veículo Elétrico no Brasil, Silvia Barcik, o veículo tem autonomia de 120 a 150 quilômetros a cada carga e é equipado com motor de 60 cv.
Ela
explica que o carregamento leva de seis a oito horas e custa em torno de R$ 6 a
R$ 7. “Faríamos a mesma distância gastando quatro vezes mais usando
combustível, em torno de R$ 40, com o preço atual”, explicou. O custo de manutenção também é menor, caindo cerca
de 40%, diz a chefe da Renault.
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