Brasil Novo Notícias: Comunidade Maribel manterá Festival do Iriri mesmo após homologação da Terra Indígena Cachoeira Seca

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Comunidade Maribel manterá Festival do Iriri mesmo após homologação da Terra Indígena Cachoeira Seca

Mesmo após a homologação da Terra Indígena (TI) Cachoeira Seca, pelo Governo Federal, no início de abril deste ano, a 9º edição do Festival do Rio Iriri deverá acontecer em 2016. Segundo informou uma das coordenadoras do evento, Melânia Silva Gonçalves, presidente da Associação dos Extrativistas do Rio Iriri – Maribel - este ano o evento será ainda com maior ênfase e terá como tema: “POVOS QUE GRITAM POR INCLUSÃO”
A comunidade já está se mobilizando. Estamos trabalhando para a realização do evento. A luta pela defesa e nossa permanência não para. A festa demonstra nosso grito, pois vamos brigar por nosso direito, nossa permanência naquele local. Portanto, quero dizer a todos, que a festa vai acontecer! O Festival do Iriri é tradição no Município e região, e, no final do mês de julho (28, 29, 30 e 31) contamos com a presença de todos”, afirmou a presidente.
O Festival do Iriri, foi criado durante a gestão do Prefeito Eraldo Pimenta, hoje deputado Estadual do Pará pelo PMDB. Um dos objetivos do evento é reivindicar o direito a identidade de População Tradicional para os povos do Iriri, Ribeirinhos e Índios, pela gênese de sua história e suas etnias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário