Brasil Novo Notícias: HOSPITAL REGIONAL DE ALTAMIRA LEVA ATENDIMENTOS BÁSICOS DE SAÚDE À COMUNIDADE RIBEIRINHA

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

HOSPITAL REGIONAL DE ALTAMIRA LEVA ATENDIMENTOS BÁSICOS DE SAÚDE À COMUNIDADE RIBEIRINHA

“Para chegar até Altamira levamos cerca de cinco horas de viagem de voadeira, se for de rabeta, a viagem se torna mais longa ainda, são dois dias. Por isso, quando temos essa oferta de serviços até aqui dá uma felicidade sem tamanho, a gente se sente bem, pois precisamos dessa atenção e desses cuidados”, conta seu Francisco Barbosa da Luz, de 44 anos, que há 25 anos é líder comunitário. Assim como ele, outras 25 famílias ribeirinhas moram às margens da Ilha Piranhacuara, situada a 120 km de Altamira, subindo o Rio Xingu.
Com o intuito de levar até essas famílias atendimento básicos de saúde, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, em parceria com o grupo  Conectados em Missão, promoveu uma ação social e de saúde, que levou atendimento médico, odontológico, verificação de pressão arterial, glicemia, avaliação nutricional e outros serviços.
Segundo o odontólogo, Bruno Storch, um dos organizadores do evento, a parceria com o HRPT foi primordial. “A finalidade desta ação foi levar o atendimento a essas pessoas que dificilmente vão até Altamira para uma simples consulta médica de rotina, além de proporcionar a elas um momento de conforto e cuidados com a beleza”, relata.
Durante a iniciativa também foram disponibilizados serviços de corte de cabelo, bazar de roupas e calçados, brincadeiras para crianças, terapia familiar, massoterapia e avaliação da massa corpórea, realizada por um educador físico.
Segundo o diretor Geral do HRPT, Edson Primo, este tipo de ação proporciona a esses ribeirinhos um momento único, de cuidado com o corpo e mente. “A responsabilidade social é um dos pilares organizacionais do HRPT. Com esta iniciativa conseguimos proporcionar a estas famílias um atendimento básico e preventivo, mas que é primordial para promoção da saúde”, destaca o diretor.
Para a dona de casa, Alcilane Alves de Jesus, de 24 anos, a prestação de serviços foi de grande valia. “Eu não tenho condições de ir à cidade e pagar por um serviço deste porte e com esta qualidade que foi oferecida. Fui consultada, fiz exames e recebi até massagem”, comemora a dona de casa que sofre de hérnia de disco, artrose e osteoporose e não consegue fazer um tratamento regular.  Durante a ação ela também extraiu um dentre e fez limpeza. Além de adquirir no bazar um par de sapatos para o marido.
A iniciativa faz parte de um projeto do grupo Conectados em Missão e foi apoiado pelo HRPT. Esta foi a primeira edição do projeto, mas os organizadores já pensam em torná-lo periódico. “A ideia é realizar uma vez por ano essa atenção básica de promoção e prevenção da saúde, e quem sabe, aumentar a área de atuação. Verificamos que aqui há muitos casos de catarata em nível avançado de evolução, e para conter esse aumento, esses tipos de mutirões de saúde são essenciais”, comenta o médico oftalmologista, Rafael Palomares Jacobs, que também colaborou.        
No total, 18 pacientes receberam atendimento odontológico, entre eles: extração dentária, aplicação de flúor e orientação de saúde bucal. Já os atendimentos oftalmológicos somaram 27, sendo que desses, foram detectados que 21 pacientes necessitam de óculos, que serão doados por meio de parceiros do projeto.


Unidade

O Hospital Regional de Altamira atende pacientes de nove municípios da região da Transamazônica/Xingu, regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O HRPT é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), desde sua inauguração.    

Por: Thaís Portela/ Pró-Saúde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário