Brasil Novo Notícias: A SEMMA DE BRASIL REALIZA O PAGAMENTO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS A PROPRIETÁRIOS RURAIS

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

A SEMMA DE BRASIL REALIZA O PAGAMENTO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS A PROPRIETÁRIOS RURAIS

os agricultores receberão os valores pelo PSA a cada três meses
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Brasil Novo realizou nesta terça-feira (20) as primeiras parcelas referentes ao Pagamento de Serviços Ambientais - PSA o município.
Tendo em vista que as ações da natureza nunca são levadas em consideração nos cálculos de produção, onde apenas se observa os ganhos com as vendas dos produtos oriundos da produção na área desmatada. Serão beneficiados 128 proprietários rurais em uma faixa de 30 km da foz do rio Jaucu em linha reta. Os recursos do PSA são do ICMS Verde que o município recebe através de repasses do Governo do Estado que é um instrumento de econômico da Política Ambiental do Estado e propõe oferecer recompensa aos municípios que apresentem resultados positivos na preservação ambiental e que investe no desenvolvimento sustentável.

O Agricultor Donizete de Morais recebendo das mãos da Prefeita o
 cheque do PSA ao lado do SR Ismael da Ceplac e da
 Sec. da SEMMA Zelma Luzia Campos
Uma matéria do Site INFO ESCOLA destaque que “Especialistas encaram o pagamento por serviços ambientais como uma forma eficiente de incentivar a preservação ambiental uma vez que concilia atividades de preservação com geração de renda principalmente no meio rural onde, geralmente, a manutenção de áreas preservadas é encarada como prejuízo pelos produtores que têm sua área produtiva diminuída pelas áreas de reserva legal e de preservação permanente.”.


Leônidas Marques, Presidente do STTR
Para Leônidas Marques, Presidente do Sindicato dos Trabalhardes e Trabalhadoras Rurais de Brasil Novo - STTR, esse é um importante momento para o município e que espera que espera que esse serviço continue, que sirva como base e que a população passe a cobrar mais sem levar em consideração a política partidária, mas sim a a política ambiental como tem sido estes últimos anos em Brasil Novo.
Zelma Luzia Campos - SEMMA de Brasil Novo apresentou 
o Prêmio de Gestão Ambiental Recebido esse ano 
É importante saber ainda que em 2008, a Organização das Nações Unidas - ONU através da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), publicou um relatório que aponta a importância do PSA como principal maneira de evitar a pressão da agricultura, que tende a aumentar cada vez mais, sobre as áreas de florestas.
Para o município de Brasil Novo, que se destaca como um município preocupado com as Políticas Ambientais, o Projeto aponta o interesse do poder público em apoiar os proprietários rurais em suas atividade de proteção ambiental.
Neste primeiro momento foi pago os dois primeiros meses do Programa de Pagamento de Serviços Ambientais de Brasil Novo e ficou combinado que os agricultores receberão os valores a cada três meses e que para isso devem se adequarem e aderirem ao Programa.


Por: Valdemídio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário