Brasil Novo Notícias: SESMA realiza distribuição de vacinação contra HPV

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

SESMA realiza distribuição de vacinação contra HPV

A partir da próxima segunda-feira (02), dia dois de janeiro, os postos de saúde iniciarão a distribuição de vacinas para crianças de nove a catorze anos contra o HPV. A imunizaçãopartir de 2017 vai reduzir a propagação do vírus no país. O diferencial é que os meninos da mesma faixa etária também serão vacinados.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da organização mundial da saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 70% infectadas pelos tipos 16 e 18, que são de alto risco para o desenvolvimento do câncer do colo do útero. Estudos apontam que 265 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Segundo o coordenador de imunização da Sesma Enfermeiro Ney Carvalho, os meninos também passarão pela vacinação, pois podem transmitir a doença através da relação sexual.
A distribuição das vacinas não será temporária, será rotina do programa de imunização da secretaria. Em 2018, a faixa etária será diminuída e ao longo de cinco anos serão feitas algumas alterações na distribuição para restringir a faixa etária para nove anos. Atualmente são duas doses no intervalo de seis meses.
Reportagem: Athaynara Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário