Brasil Novo Notícias: Site do TSE mostra ficha de candidatos

domingo, 30 de setembro de 2012

Site do TSE mostra ficha de candidatos


eleies 2012

Uma ferramenta disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode ajudar os eleitores indecisos ou que queiram mais informações sobre os candidatos a prefeito e vereador nesta reta final das campanhas. Por meio do DivulgaCand, é possível visualizar os dados como grau de instrução, estado civil, ocupação, partido, coligação.
Qualquer eleitor pode ter acesso ao sistema, sem nenhum cadastro prévio ou autenticação. Basta acessar o endereço http://divulgacand2012.tse.jus.br, selecionar no mapa o Estado desejado e depois digitar o nome da cidade. A ferramenta também permite ao eleitor visualizar a declaração de bens de cada candidato, a prestação de contas da campanha e as certidões criminais, que identificam se determinado político responde a algum processo criminal na Justiça.
Um dos candidatos que possui certidões criminais positivas identificadas através do sistema DivulgaCand, é Paulo Titan, que pleiteia o cargo de prefeito de Castanhal. O candidato do PMDB aparece com três processos na seção judiciária de Castanhal. Um deles é oriundo de uma ação penal impetrada pelo Ministério Público Federal do Pará (MPF) em 2011, na qual Titan figura como réu por crime da Lei de Licitações (8.666/93), previsto no Código Penal. Nas certidões que constam no DivulgaCand também consta que o candidato a prefeito é alvo de inquérito policial que se encontra em tramitação no MPF. Outra certidão diz que Paulo Titan é réu em ação de improbidade administrativa interposta em 2009, também pelo MPF, por violação aos princípios administrativos, no valor de R$ 435.246. O eleitor também pode checar, por meio do sistema, se a candidatura foi indeferida ou se o candidato está recorrendo de decisão. Consultando esta informação, o eleitor pode verificar se seu candidato está recorrendo do indeferimento da candidatura junto às instâncias superiores. Vários candidatos foram barrados, este ano, pela Lei da Ficha Limpa, mas ainda recorrem da decisão. Outra forma de o eleitor acompanhar a situação processual dos candidatos é acompanhar os relatórios produzidos pelos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios.
O Liberal

Um comentário:

  1. Em Saquarema-RJ aconteceu um fato muito estranho. Antes das eleições era só andar pelas ruas e perguntar em quem o eleitor iria votar que a resposta era unânime: Pedro Ricardo, candidato da oposição. Pois bem, o rapaz perdeu em todas, eu disse todas as 173 urnas da cidade. Perdeu e perdeu de muito. O mais estranho é que hoje, um mês após as eleições, você vai às ruas e os eleitores continuam unânimes em dizer que votaram em Pedro Ricardo. Seria muito mais cômodo pro eleitor dizer que votou na candidata vitoriosa. Mas não, o eleitor bate o pé afirmando que votou no outro. Curiosamente, é difícil encontrar alguém que confirme que votou na candidata vencedora, que coincidentemente é a esposa do deputado estadual Paulo Melo, presidente da ALERJ. Existem vários relatos da internet e inclusive vídeos no YOUTUBE atestando a vulnerabilidade das urnas eleitorais. Está lá pra quem quiser assistir. O fato é que esse triunvirato: Cabral, Zveiter e Paulo Melo atenta contra a democracia. Todos os poderes encontram-se de um lado só da balança, prejudicando a alternância do poder, principal filosofia da democracia. O fato é que não adianta espernear, pois o TSE, por mais que existam evidências que comprovem, jamais irá admitir fraudes em suas 'caixas pretas'. O ideal seria que a urna eletrônica emitisse, também, um cupom onde mostrasse em quem o eleitor votou. E que esse cupom fosse colocado numa urna tradicional ao lado dos mesários, para fins de comprovação posterior. Uma coisa é certa: nenhum outro país no mundo, depois de examinar, quis comprar nosso ‘avançadíssimo, rápido e moderno' método de escrutínio, nem o Paraguai.

    ResponderExcluir