Brasil Novo Notícias: Bloqueiam à BR-230, continua. Pescadores afirmam que o início das obras tem prejudicado a atividade pesqueira.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Bloqueiam à BR-230, continua. Pescadores afirmam que o início das obras tem prejudicado a atividade pesqueira.

A Rodovia Transamazônica BR-230 continua interditada nos acessos aos canteiros de obras de Belo Monte e à Cidade de Vitória do Xingu na saída de Altamira, no sudoeste do Pará. Na manifestação estão representantes de colônias de pescadores dos municípios de Porto de MozGurupáSenador José Porfírio e Vitória do Xingu e interditam a BR-230 desde as 21:00 horas da noite de ontem e prometem permanecer em protesto até serem ouvidos por autoridades responsáveis pela obra e terem a garantias de que os acordos das condicionantes serão de fato cumpridos pelo consórcio. Segundo eles, o empreendimento está prejudicando a atividade pesqueira na região do Xingu e desrespeitando os direitos dos pescadores.
Segundo o pescador, identificado por “Decica”, informou através de um programa de Rádio que a partir da tarde não será permitido mais nem a passagem de moto, e desta forma eles buscam impedir a saída dos ônibus com operários que trabalham no canteiro de obras de Belo Monte e a passagem dos mesmos em outros veículos. “Eles (os funcionários) estavam tirando os uniformes e passando em motos e outros veículos, mas agora o cerco foi fechado e nem moto está passando” – Informou ele.
Os manifestantes alegam que estão sendo prejudicados com o início da construção da hidrelétrica porque a construção tem deixado os peixes cada vez mais escassos nos rios. Eles cobram uma indenização por parte da empresa responsável pela obra.
Manifestante também bloquearam, na tarde desta quarta-feira, a saída de Altamira para Brasil Novo na altura do KM 04 da BR-230 como mostra a foto de Sandra Hubner.
A assessoria da Norte Energia, responsável pela obra, informou que a empresa já tomou conhecimento da situação, mas ainda não foi procurada pelos manifestantes para debater a pauta de reivindicações.


Por: Valdemídio Silva
Foto: Sandra Hubner
Vídeo: Irene Silva (Via Facebook) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário