Brasil Novo Notícias: A Globo e a TransamarguraA Globo e a Transamargura

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A Globo e a TransamarguraA Globo e a Transamargura

Por quatro semanas consecutivas o “Fantástico”, da Rede Globo, mostrou ao Brasil toda a extensão da Transamazônica, a BR-230, a partir da Paraíba até Lábrea, no Amazonas, num trabalho jornalístico fantástico, realizado por um repórter instalado com câmera e microfone num ultra-leve, acompanhado por uma equipe de apoio que viajou, por terra,toda a extensão daquela rodovia de mais de 3.000 Km.


O inusitado, é que pela primeira vez,num documentário deste tipo, a Transamazônica não foi adjetivada como sendo uma “obra faraônica” dos governos militares, da época do chamado “milagre brasileiro”. Desta vez, os repórteres ao se referirem a Transamazônica, disseramque era uma obra inacabada do governo federal, o que, sem dúvida, é uma verdade indiscutível e que bem retrata a irresponsabilidade dos governos que sucederam o do Presidente Médici por agirem com descaso, como se os recursos ali investidos não fossem da Nação.



Na verdade, para quem não sabe ou já se esqueceu, a Transamazônica foi inaugurada pelo Presidente Médici em 1972, em solenidade que ocorreu num monumento próximo a Cidade de Altamira, hoje totalmente abandonado e esquecido. Tempo em que, mesmo sendo uma es trada pioneira de chão, a Transamazônica permitia o tráfego de veículos a uma velocidade média de 80 Km/h com absoluta segurança, tal a qualidade da terraplenagem que, aliás, ainda se mantém até hoje em alguns trechos...

Por: Nicias Ribeiro



Leia o artigo completo no link abaixo ou na sessão Colunistas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário