Brasil Novo Notícias: Reforma do Hospital de Anapu vai garantir atendimento aos mais de 22 mil habitantes

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Reforma do Hospital de Anapu vai garantir atendimento aos mais de 22 mil habitantes

Município já conta com sete UBS´s e quatro ambulâncias
Saúde de qualidade ao alcance de todos já é uma realidade em Anapu e ainda vai ficar melhor. Com o avanço nas obras de construção do novo hospital do município, que fica a 146 quilômetros de Altamira, sudoeste do Pará, a estrutura montada na região para garantir atendimento à população é moderna e conta com equipamentos de ponta. A partir de junho de 2014, serão 29 leitos com suporte para atender casos de baixa e média complexidade. Iniciada em setembro deste ano, a obra é uma ação da Norte Energia, em cumprimento ao Projeto Básico Ambiental (PBA) da usina hidrelétrica Belo Monte.
As obras do hospital estão localizadas em um terreno estratégico, no centro da cidade. O antigo prédio foi adquirido pela Norte Energia, equipado e preparado para atender a comunidade durante todo o processo de ampliação. Com o início da reforma, Anapu reforça ainda mais a rede de saúde estruturada ao longo de dois anos com apoio e investimentos da Norte Energia S.A, empresa que constrói a hidrelétrica Belo Monte na região. A construção do novo hospital foi aprovada pela vigilância sanitária da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) e está de acordo com as normas do Ministério da Saúde.
Com a doação de quatro ambulâncias e sete unidades básicas de saúde nos últimos dois anos, a cidade já conta com um modelo de atendimento ao alcance dos quase 23 mil habitantes. Essa estrutura ofertada à população garante resgate rápido e atendimento em localidades distantes, como em Belo Monte do Pontal, a 70 km da sede do município.
Segundo dados do Sistema único de Saúde (SUS), os hospitais com até 30 leitos representam 41% da rede brasileira de saúde e apesar da pequena complexidade dos serviços ofertados por elas, são de significativa relevância para o sistema nacional, de alto potencial de resolutividade para a atenção primária e também para o primeiro nível da média complexidade. Além disso, a maioria dos hospitais de pequeno porte, aproximadamente 68%, representa a única opção de internação em municípios com até 30 mil habitantes.
InfraestruturaOs mais de 300 mil habitantes da região da Transamazônica e Xingu têm motivo para se orgulhar da estrutura de saúde atual. Em dois anos de muito trabalho, a região recebeu 27 unidades básicas de saúde construídas e 28 completamente equipadas. A Norte Energia doou ainda, 11 ambulâncias e 4 ambulanchas (embarcações especiais para atendimento à população ribeirinha) e uma UTI móvel.
Atualmente a região aguarda a conclusão das obras de construção de 3 hospitais, a reforma e ampliação do hospital de Anapu, a construção da Unidade hospitalar que atenderá os trabalhadores de Belo Monte, e a aquisição de equipamentos de última geração. Investimentos que garantem humanização dos serviços, saúde do trabalhador, saúde da mulher e da criança, saúde bucal, trauma-ortopedia, urgência e emergência, entre outras.
Fonte: ASCOM/NORTE ENERGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário