Brasil Novo Notícias: Homem compra gerador para ter energia elétrica em Altamira, PA

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Homem compra gerador para ter energia elétrica em Altamira, PA

Constantes quedas de energia atrapalham rotina de moradores. Celpa alega que consumo aumentou 37% na região sudeste do Pará.

Cansado das constantes quedas de energia elétrica no bairro Jardim Oriente, emAltamira, no sudoeste do Pará, onde reside há 13 anos, Marciano Campos da Silva comprou um gerador de energia. “Não sou só eu não, tem um monte de gente, meu vinho do lado, o outro lá da esquina. Todo mundo tá tendo que fazer isso porque a nossa energia, sinceramente, é um caso sério”.
Os problemas de fornecimento de energia elétrica que tem afetado a região sudeste do Pará podem estar relacionados ao esgotamento da capacidade da linha de transmissão da rede elétrica de Tucuruí. A Celpa afirma que a sobrecarga de consumo nessa linha tem prejudicado a distribuição de energia aos consumidores.
De acordo com o presidente da Celpa, Nonato Castro, as constantes quedas de energia na cidade são provocadas pelo esgotamento da linha de transmissão tramoeste, que traz a energia de Tucuruí para a região. Segundo a concessionária de energia, a linha que pertence à Eletronorte estaria sobrecarregada.
“Tinham que substituir essa linha de transmissão 230kv e não foi feito. Agora nós estamos correndo atrás com obras emergenciais para resolver esses afundamentos falta de energia”, explica o presidente da Celpa, Nonato Castro.
Ainda segundo a Celpa, houve um aumento de 37% na demanda de consumo de energia depois do início das obras da usina de Belo Monte. A concessionária de energia prometeu construir cinco novos alimentadores e mais dois transformadores para distribuir melhor a energia na cidade.
A Celpa informou que os dois novos transformadores devem dobrar a capacidade de atendimento aos consumidores de Altamira. A previsão é que os equipamentos cheguem à cidade a partir do dia 20 de novembro, e comecem a funcionar no mês de dezembro.
O presidente da Celpa conta que a situação da energia na cidade deve melhorar. “Não se resolve todos os problemas de uma vez só, é impossível. Mas nos estamos começando a resolver e a população vai perceber isso”, explica Castro.
Fonte: G1/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário