Brasil Novo Notícias: BRASIL NOVO RECEBE PELA SEGUNDA VEZ O PROJETO CONQUISTANDO A LIBERDADE

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

BRASIL NOVO RECEBE PELA SEGUNDA VEZ O PROJETO CONQUISTANDO A LIBERDADE

Escola Boa Esperança, na Vicinal 16, no município de Brasil Novo, oeste do Pará, recebeu na sexta-feira (18) 20 internos do Centro de Recuperação Regional de Altamira que fazem parte do Projeto Conquistando a Liberdade, realizado pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe). Com o Apoio do Governo Compromisso com o Povo, através da Secretaria Municipal de Educação, os Custodiados da Casa Penal de Altamira, sendo 11 do regime semi-aberto e 09 do regime fechado, realizaram trabalhos de reparos nas instalações elétricas e pintura da Escola.
O projeto, faz parte de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado (TJE), Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Programa Pro Paz e Polícia Militar, e esteve em Brasil Novo pela segunda vez e reuniu um a comunidade escolar da vicinal 16. O Projeto já havia realizado atividades no município no dia 25 de abril deste ano na Escola Brasil Novo reunindo cerca de 1.500 alunos na quadra poliesportiva. 
Alunos, pais e professores acompanharam um bate-papo, denominado de Papo di Rocha”, através de palestras realizadas por dois custodiados e com a mediação do Professor Adauto, Psicólogo da casa penal de Altamira. Os internos, José Carlos de Oliveira cumpre pena há mais de 15 anos por homicídio e Carlos Bezerra, preso por tráfico de drogas relataram suas histórias e falaram sobre os perigos das drogas e as conseqüências que o crime traz para as famílias e ao recuperando mostrando exemplo de como o crime é prejudicial e destrutivo.
O interno José Carlos de Oliveira é pai de dois filhos, foi vereador, é Formado em Direito e exercia a profissão de advogado antes de ser preso ao cometer um homicídio contra um homem que havia atropelado e matado sua esposa quando no julgamento do acusado, a sentença da Justiça foi o pagamento de quatro cestas básicas e não conformado, José Carlos assassinou o acusado pelo acidente a tiros dentro do Fórum. “Muitas vezes as pessoas nos vêem como presos, mas não sabem as circunstâncias que nos levaram para a cadeia. Por meio desse projeto, a sociedade pode interagir com o preso e conhecer um pouco da sua história. O nosso objetivo é prevenir e fazer com que o jovem não venha a cair nas mesmas armadilhas da vida. Para mim, o projeto tem um valor simbólico. Sinto que, alertando os jovens, posso resgatar um pouco daquilo que eu não pude na educação dos meus filhos, justamente por estar preso”, Comentou José Carlos.

A aluna Yesmim Leal, de 13 anos, se disse surpreendida com os relatos dos presos. “Quando falaram que a escola iria receber essa quantidade de presos fiquei meio assustada porque a primeira impressão que vem na gente é de que são BANDIDOS, mas depois dessa palestra temos outra visão sobre eles ao conhecermos a história deles. Isso nos surpreendeu demais”.
Segundo a prefeita de Brasil Novo, Marina Sperotto, a ação é uma oportunidade muito importante tanto para os internos quanto para os alunos de analisarem as conseqüências do crime e tem um retorno muito positivo para a educação. “Esperamos que o relato dos internos possa servir de lição aos nossos alunos. Com a construção da barragem (Usina de Belo Monte, no Rio Xingu), aumentou muito o fluxo de pessoas, o que gerou um aumento da violência e do tráfico na nossa região. As experiências relatadas pelos detentos servem de reflexão para a vida desses jovens, sem falar no serviço que eles realizam, que vem beneficiar as escolas do município. Esse projeto trás a oportunidade dos internos terem os primeiros contatos com a sociedade fazendo com que eles sintam-se cidadãos e ao mesmo tempo, nossos jovens podem ver e viver uma experiência positiva, no sentido de entender os malefícios que as drogas e o crime trazem para a sociedade” – comentou Marina Sperotto Prefeita de Brasil Novo.

Projeção - A ação no município de Brasil Novo integra as atividades de outubro do “Conquistando a Liberdade”, que nesta edição contou com a participação de mais de 150 internos, de 17 unidades prisionais da Região Metropolitana de Belém e do interior.
Neste mês, a convite do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o projeto foi apresentando a representantes de todos os Estados, durante o 4º Seminário Nacional de Educação nas Prisões, promovido pelo Dpen, Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Justiça. O evento contou com a participação do juiz Deomar Barroso, idealizador do “Conquistando a Liberdade”, e do coordenador do projeto, Adelino Monteiro.


Por: Valdemídio Silva com informações da ascom/SUSIP
Fotos: ASCOM/PMBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário