Brasil Novo Notícias: PRAIA DO PAJÉ SERÁ PONTO DE REFERÊNCIA NO TURISMO EM ALTAMIRA

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PRAIA DO PAJÉ SERÁ PONTO DE REFERÊNCIA NO TURISMO EM ALTAMIRA

Dos muitos locais visitados em Altamira pelos técnicos da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), a Praia do Pajé está entre os pontos que mais chamaram a atenção dos especialistas. A facilidade de acesso, a área de extensão de areia e o clima aprazível, favorecido por árvores em quase toda a extensão de areia e por um igarapé lateral, despertaram a atenção dos especialistas. “A praia (do Pajé) tem uma beleza cênica que surpreende. É um local que precisa ser transformado em proposta de turismo não só para Altamira, mas para toda a região”, resumiu Conceição Silva, gerente de produtos turísticos da Setur.

O balneário está entre os pontos turísticos de Altamira que serão recompostos pela Norte Energia, dentro do Projeto de Recomposição das Praias e Locais de Lazer, em interface com o Projeto de Reurbanização da Orla e Parques, previsto no PBA (Projeto Básico Ambiental) da UHE Belo Monte. Levantamentos feitos até agora pela empresa mostram que cerca de 5 mil pessoas visitam a praia no fim de semana. Número desproporcional à estrutura ainda precária para receber visitantes, como banheiros sem fossas e captação de água diretamente do rio pelo único estabelecimento em funcionamento no local.

Além da Praia do Pajé, a comitiva formada por especialistas da Norte Energia e Setur visitou também a Orla de Altamira, trapiche, Polo de Artesanato, Casa da Família Moura, Monumento dos Jogos Indígenas e a área do futuro Mercado do Peixe. O grupo visitou ainda o município de Vitória do Xingu, onde projetos voltados para o setor turístico foram apresentados pela Prefeitura. “Falta uma política que crie uma interação maior entre esses atrativos turísticos tanto com visitantes quanto com os moradores da região. É preciso incorporar sentimento a todo esse potencial turístico encontrado nessa região”, explicou Conceição Silva.

A visita realizada nos dias 14 e 15 de outubro pela Setur à região faz parte do conjunto de ações previsto no PBA e no Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Norte Energia e a Secretaria de Estado de Turismo do Pará, em abril deste ano. O documento discute alternativas de recomposição turísticas identificadas no PBA e age na potencialização das ações de turismo no Polo Xingu, formado pelos municípios de Altamira, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Anapu e Senador José Porfírio. “É um somatório de alternativas e potencialidades, no qual o grande desafio, hoje, é criar um ambiente necessário para que essas potencialidades possam se desenvolver enquanto produtos turísticos e trazer benefícios para a região”, concluiu Paulo Sérgio Costa, gerente do meio socioeconômico da Norte Energia.

Blog Belo Monte

Nenhum comentário:

Postar um comentário