No município onde acontecem 93% das obras da hidrelétrica Belo Monte, a Associação de Moradores Organizados de Vitória do Xingu (AMOVIX), com apoio da Prefeitura propiciou um carnaval de resgate à cultura local através da organização do baile de máscaras realizado na sexta-feira (28/02) . Os 400 participantes receberam máscaras e chapéus ao som das tradicionais marchinhas e foi feito o lançamento da marchinha intitulada “O Perrengue do Péaçú e Dona Cana”.
A marchinha, de autoria da fundadora e presidenta da AMOVIX, Maria Djanira da Costa Santos, conhecida como Dona Deja e do artista plástico Rogeryo D Ribeiro, conta a história da Dona Cana que vai para o bloco na rua, escondida do seu companheiro Péaçú e foi o tema que inspirou Rogeryo para a confecção dos bonecos gigantes que desfilaram no bloco “OS DESCONHECIDOS” pelas ruas da cidade na terça-feira de carnaval.
Intitulado “Carnavix 2014”, o carnaval na cidade de Vitória do Xingu teve a participação de nove blocos que desfilaram no “corredor da folia” na Avenida Manoel Félix de Farias.
Da Associação de Moradores Organizados de Vitória do Xingu/AMOVIX
Cora Catalina
Nenhum comentário:
Postar um comentário