Brasil Novo Notícias: ALUNOS DE PLACAS PARTICIPAM DE PALESTRA E FORMAÇÃO ATRAVÉS DO PROERD

terça-feira, 29 de novembro de 2016

ALUNOS DE PLACAS PARTICIPAM DE PALESTRA E FORMAÇÃO ATRAVÉS DO PROERD

PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). 


Texto e Imagens do Jornalista e Fotografo Edson Azevedo.
Mais de 300 alunos do 5º ano (4ª Série) na faixa etária de 09 a 12 anos de idade e adolescentes do 6º ano (5ª Série) na faixa etária de 12 a 16 anos de idade das escolas, Ana Faleiro, Iranir de Andrade, Almir Gabriel e Tancredo Neves em Placas – PA, participaram da formação do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). 
PROERD é um programa de caráter educacional e preventivo posto em prática em todos os Estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana nas escolas, durante o semestre letivo. Este Programa consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, através dos policiais instrutores PROERD, educadores, pais e Comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.
Policiais Militares da corporação de Belém, Altamira e Placas, ministraram palestras nas escolas e coordenaram a formação dos alunos que participaram do curso. A sargento Margarete, o, sargento Amâncio, a cabo Lenízia, ambos de Belém estiveram em Placas por dez dias palestrando nas escolas citadas. O sargento Sá, comandante da corporação de Placas deu o apoio necessário à equipe. O sargento Félix, da corporação de Altamira também participou coordenando a parte logística uma vez que, o programa em Placas foi custeado através do PDRS-Xingu e o recurso é gerenciado pela Polícia Militar. Segundo informou o sargento Félix, o recurso destinado à segurança pública, foi aplicado nos serviços sociais de prevenção e combate à criminalidade. Vale ressaltar que este é uma condicionante da Belo Monte para o município que direto ou indiretamente foi afetado pela construção da Hidrelétrica de Belo Monte. 
A cerimônia de formatura aconteceu na manhã do sábado (26) na quadra da Escola Tancredo Neves e contou com a presença de mais de seiscentas pessoas entre pais, alunos, professores, equipe da secretaria de educação e equipe da Policia Militar. O momento foi ímpar, cada aluno recebeu uma camiseta do programa, certificado de formação e alguns alunos que se destacaram também receberam condecoração. A prefeitura municipal através da secretaria de educação deu total apoio ao programa no município e segundo os militares, o resultado foi o esperado, pois os alunos (as) entenderam a mensagem transmitida através das palestras e perceberam que a vida sem drogas e sem violências faz mais sentido.


Por: Edson Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário