O motorista do veículo passa bem, e teve apenas escoriações e ferimentos leves, nada grave. Mas ele e os que o socorreram podem agradecer a Deus e comemorar um novo aniversário, pois da forma como ocorreu o acidente e do modo como ele foi socorrido poderiam ter tido várias vítimas fatais. Pois ao chegar os populares o retiraram do carro imediatamente correndo um sério risco de todos serem eletrocutados, mas graças a Deus deu tudo certo o o prejuízo foi apenas material.
Por caus do acidente a cidade ficou sem energia. Funcionários da celpa conseguiram restabelecer a energia uns quarenta minutos após do ocorrido. O funcionário da CELPA Elto Soares informou que o acidente não foi mais grave porque a energia já tinha se desligado automaticamente, pois quando o corre algum curto na rede o sistema ainda tenta por três vezes seguidas restabelecer a energia, e o sistema já tinha se desligado segundos antes dos primeiros populares tocarem no veículo.
O que fazer em caso de acidente: veículo e cabo energizado.
Essas situações só ocorrem por falta de conhecimento, e você saberia o que fazer?
Primeiramente se você estiver dentro de um veículo, no veículo deverá ficar. E se você estiver do lado de fora, em momento algum pense em entrar.
Sendo mais complexo, isso foi demonstrado pelo físico e químico Michael Faraday, na sua experiência Gaiola de Faraday.
No caso, o carro seria uma gaiola metálica energizada e oca, mantendo a energia em seu exterior, isolando quem estiver dentro do veículo, dentro do carro não haverá corrente elétrica. Mesmo estando dentro do veículo, orientamos para que não pegue na parte metálica, podendo ter passado corrente pelos pneus, se estiverem em contato em água com sal ou metais.
"A (corrente) só passa a existir se tiver um diferencial, que é o caso de a pessoa pisar no chão, porque a terra está a um potencial diferente do carro e, assim, fecha o circuito, gerando a descarga elétrica".
Mas e se você estiver esperando o resgate e o carro começar a pega fogo?O que fazer???
Primeiro abra a porta, e depois se preocupe com o risco de eletrocussão, mais precisamente o toque potencial, quando uma parte do corpo toca em um objeto energizado, como um carro, enquanto simultaneamente toca o chão,a eletricidade passa pelo corpo da pessoa até atingir o solo, fazendo de você um condutor elétrico, o que significa que não é nada bom.
Vai ser preciso pular do veículo e cair com os dois pés juntos, em seguida usar a pisada potencial, como o solo está energizado a corrente elétrica pode viajar entre os pés se estiverem afastados, atravessando o corpo de um pé ao outro, quanto mais afastados os pés maiores as chances de choque, então afaste do carro com passos bem curtos e bem devagar a pelo menos 25 metros de distância.
Se você encontrar cabos energizados caídos:
- Não Dirige sobre eles;
- Fique no carro;
- Se em perigo, pule para longe do carro caindo com os pés juntos;
- Se afaste do carro 25 metros no mínimo.
Por: Gilberto Leite
Fonte: Blog do Gilberto Leite





Nenhum comentário:
Postar um comentário