Brasil Novo Notícias: ATINGIDOS DA LAGOA DO INDEPENDENTE 1 OCUPAM IBAMA EM ALTAMIRA

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

ATINGIDOS DA LAGOA DO INDEPENDENTE 1 OCUPAM IBAMA EM ALTAMIRA

Atingidos da Lagoa do Independente 1 ocupam Ibama em Altamira (PA) para exigir serem reconhecidos como atingidos por Belo Monte.
Em agosto de 2017 a Norte Energia, empresa responsável pela construção da Hidrelétrica de Belo Monte no Xingu, aceitou e se comprometeu a fazer o cadastro socioambiental das famílias que vivem no entorno da Lagoa do Independente 1. A área vive permanentemente alaga depois da formação do reservatório da Hidrelétrica. O acordo teria sido feito entre a Norte Energia e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis – IBAMA, depois que o IBAMA obrigou a empresa a realizar o cadastramento socioambiental das famílias e a Norte Energia se Recusava a fazer sob a alegação de que isso geraria falsas expectativas nas famílias. 
Preguntado porque as famílias ainda não foram reconhecidas como atingidas, o chefe do IBAMA em Altamira, Sr. disse que Roberto Fernandes Abreu disse que o reconhecimento está em estudos e que o levantamento foi finalizado no final do ano e que o IBAMA ainda não analisou a documentação e que aguarda uma análise em conjunto com a Agência Nacional de Águas – ANA que é responsável pelos lençóis freáticos e pela parte hídrica do país e que não há nenhum posicionamento negativo ou positivo com relação ao assunto. Roberto disse ainda que está em contato com Brasília para averiguar a possibilidade de uma reunião conforme assunto em pauta pelos moradores.
Segundo Jackson de Sousa Dias, coordenador Nacional do MAB, o que falta é o reconhecimento das famílias como atingidos e que isto tem que partir da iniciativa do Governo Federal por meio do IBAMA
São cerca de 700 famílias vivendo em área da lagoa e a movimentação começou logo cedo e depois as famílias caminharam pelas ruas de Altamira e agora seguem ocupando a sede do IBAMA como forma de pressionar o órgão a reconhecer as famílias como atingidas por Belo Monte.

Por: Valdemídio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário