Brasil Novo Notícias: GOVERNO APRESENTA PROJETO DE LEI PARA PRIVATIZAR ELETROBRAS

sábado, 20 de janeiro de 2018

GOVERNO APRESENTA PROJETO DE LEI PARA PRIVATIZAR ELETROBRAS

Planalto divulgou íntegra do texto, que será enviado ao Congresso na próxima segunda.

O Palácio do Planalto divulgou nesta sexta-feira (19) projeto de lei com regras para a privatização da Eletrobras. O texto será enviado pelo presidente Michel Temer ao Congresso Nacional na próxima segunda (22).
Pelo texto, a privatização se dará por meio do aumento do capital social da empresa, que oferecerá novas ações na bolsa e, com isso, a participação dos atuais acionistas será diluída.
De acordo com a proposta, o aumento de capital social poderá ser acompanhado de oferta pública secundária de ações da União ou de empresas controladas pelo governo, direta ou indiretamente.
O projeto também propõe a alteração do estatuto social da Eletrobras para impedir que qualquer acionista tenha mais de 10% das ações com direito de voto.
O governo também propõe no texto uma reestruturação societária para manter sob controle da União a Eletronuclear e a Itaipu Binacional - usina que o Brasil administra junto com o Paraguai.
'Golden share'
O projeto prevê também que a União deterá as chamadas "golden share" da Eletrobras após a privatização.
As "golden share" são ações especiais que dão ao detentor o poder de veto sobre alguns assuntos.
Além disso, pela proposta, o governo federal terá a prerrogativa de indicar o presidente do Conselho de Administração da Eletrobras após a privatização.
Liminar
Paralelamente à discussão do projeto a ser enviado pelo governo, a União tenta reverter na Justiça uma decisão liminar (decisão provisória) que suspendeu o artigo da medida provisória 814, que permite a privatização da Eletrobras.

A decisão suspendeu parte da MP que faz mudanças em leis relacionadas ao setor elétrico. Com isso, a parte da MP que retirava a Eletrobras e suas subsidiárias do Programa Nacional de Desestatização (PND) ficou suspensa.
A volta ao programa era uma condição necessária para que o governo pudesse levar adiante o plano de privatizar a estatal.
De acordo com o governo, a iniciativa de enviar o projeto de lei na próxima segunda "pretende dar total transparência às propostas", para promover e antecipar os debates em torno da privatização da empresa.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário