Brasil Novo Notícias: CRIME VIRTUAL: TSE DETERMINA FACEBOOK RETIRAR 33 PÁGINAS COM NOTÍCIAS FALSAS CONTRA MANUELA D’ÁVILA

terça-feira, 9 de outubro de 2018

CRIME VIRTUAL: TSE DETERMINA FACEBOOK RETIRAR 33 PÁGINAS COM NOTÍCIAS FALSAS CONTRA MANUELA D’ÁVILA


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou pedido do Partido dos Trabalhadores (PT) para retirar do ar 33 páginas do Facebook com notícias falsas contra a candidata a vice da chapa de Fernando Haddad, Manuela D’Ávila.
O ministro Sérgio Banhos determinou ainda que a rede social forneça os dados das pessoas responsáveis pelas páginas, com a identificação dos computadores usados para criar a postagem.
Na decisão, o ministro do TSE diz que o conteúdo mancha a imagem da candidata perante o público católico e cristão, com objetivo de interferir no pleito eleitoral. O magistrado ressalta que os vídeos foram montados para desvirtuar o conteúdo original.
As postagens associam Manuela D’ávila a vídeos de pessoas quebrando imagens religiosas ou que ela pretenderia distribuir panfletos pornográficos para crianças, o que não é verdade. Também é usado uma foto montada onde Manuela aparece com uma camisa dizendo que Jesus é travesti.
O despacho pede que as páginas sejam derrubadas em 24 horas. Os responsáveis podem ser punidos com multas diárias.
Antes do primeiro turno, em outra decisão, o TSE já tinha mandado derrubar 35 fake news, ou notícias falsas, contra o candidato à presidência Fernando Haddad.
Em relatório divulgado nessa segunda-feira (8), representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) concluíram que as notícias falsas impactaram negativamente o primeiro turno das eleições no Brasil.

Por: Lucas Pordeus León

Nenhum comentário:

Postar um comentário