No período de carnaval, quando os paraenses viajam para passar a folia no interior do estado, o estoque de sangue do hemocentro fica baixo. Para assegurar atendimento das solicitações de transfusão no feriadão, o Hemopa inicia nesta segunda-feira (4), a campanha "O carnaval está no sangue do paraense. A solidariedade também. Doe sangue".
A ação será encerrada no dia 9, em Belém. Em Marabá, Castanhal, Santarém, Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Capanema e Redenção, acaba no dia 8. A meta da campanha na capital paraense será de 300 bolsas por dia.
Cada município terá um desafio: em Santarém, será de 250 doações durante a campanha. Já o Hemopa Castanhal tem a meta de 350 coletas. Marabá deverá coletar 200 bolsas. Na unidade de Abaetetuba a meta é de 200 doadores e nas unidades de Capanema, Redenção, Altamira e Tucuruí a meta será de 100 doações.
Em 2011, a campanha do carnaval resultou em 2.686 comparecimentos. A Fundação Hemopa abastece 218 hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles, grandes emergências, maternidades e UTI´s, o que corresponde a cobertura transfusional de aproximadamente 98%.
Atualmente, a população doadora de sangue na Região Norte é de 1.5%. No Pará, passou de 1.7% para 2.2%, superando a média nacional.
Por: Valéria Furlan
Fonte: WD Notícias
|
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
Hemopa inicia campanha de doação de sangue no carnaval
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário