O objetivo é definir a segurança para o festival junino que será realizado este mês
| Apresentação Cultural na cerimônia de assinatura do convênio |
O governo “Trabalho e Desenvolvimento Social” reuniu nesta quinta-feira, 06/06, as 10hs da manhã na Casa da Cultura, autoridades da área de segurança, para discutir sobre os planos de segurança que serão aplicados no 11° Festival Pará Folclórico de Altamira, que se realizará dias 13,14 e 15/06. Participaram da reunião órgãos de segurança, como; Corpo de Bombeiros, a Guarda municipal e o Demutran.
Na oportunidade, foram abordados, com mais detalhes, as questões sobre a segurança dos brincantes e dos 571 integrantes de oito grupos folclóricos, que se preparam para o grande espetáculo junino que terá caráter competitivo. O Secretário de Cultura Bastimeu Almeida falou sobre o objetivo do evento. “Trabalhamos de forma conjunta com todos os segmentos de segurança do município, convidamos e fizemos a apresentação do projeto, propomos a funcionalidade do circuito, porque preservamos o nosso maior patrimônio que são as pessoas,” disse.
Prefeito Domingos Juvenil com o secretário de Cultura Bastimeu Almeida
e grupo folclórico no dia da assinatura do convênio que passou
recursos aos grupos folclóricos de Altamira
|
Com o grande sucesso do plano montado para garantir a segurança dos foliões no Alta folia este ano, o corpo de bombeiros sugere que a mesma estrutura seja utilizada para o Festival Folclórico. “Alguns detalhes com relação ao apoio operacional foi tratado nessa reunião no que se refere a montagem do posto de atendimento do Corpo de bombeiros no local onde será realizado o evento, lá permanecerão as viaturas de incêndios e salvamento, e servirá também para o atendimento das ocorrências na cidade e as ocorrências que poderão surgir no local, a questão da área prevencionista que é verificação da capacidade do ginásio, instalação de equipamentos de combate a incêndio, contra incêndio e pânico foi tratado de forma sigilosa com o secretário em uma reunião especifica sobre esse assunto”, ressaltou o tenente Gilmarcos Silva, do 9° GBM.
| Secretário de Cultura, Bastimeu Almeida, explica o projeto |
Já o Demutran e a Guarda Municipal trabalharão em conjunto na organização dos postos de serviços, na segurança dos brincantes e dos grupos folclóricos, além de se comprometerem ao máximo no desempenho de suas funções, para que a repercussão do evento seja a mesma ocorrida no Alta Folia. Eles também pediram ao Secretário Bastimeu Almeida o apoio da segurança particular com objetivo de aumentar o efetivo, mas, que os mesmos estejam em ação conjunta com as demais forças de segurança, “A princípio vamos isolar a área, para que se tenha uma maior segurança aos participantes e as pessoas que ali irão prestigiar o evento, para que seja feito também um trabalho educativo e de prevenção”, salientou o chefe de operações do Demutran Elder Marcos.
De acordo com o presidente dos grupos folclóricos do município, Anderson Fortunato da Silva, o 11° Festival Pará Folclórico de Altamira ficará no coração de todos os altamirenses, porque a segurança será total, tanto interna quanto externa no ginásio da Brasília, famílias poderão participar com toda a tranquilidade. Anderson falou da importância do apoio e a valorização que a atual gestão vem dando para a cultura local, ele declarou que os grupos folclóricos nunca haviam recebido apoio da gestão municipal nos últimos oito anos, mas, no atual governo tinham a esperança dessa valorização e está acontecendo; “a cultura local já esperava o abraço do governo e o prefeito Domingos Juvenil está abraçando com muito carinho e compromisso.” Anderson disse ainda que a cultura está nas mãos de uma pessoa que gosta do que faz e faz bem feito, “valorizando os grupos folclóricos sem cor partidária, isso não acontecia no passado, o secretário Bastimeu Almeida tem sido incansável nesta luta e o prefeito tem apoiado e vem ajudando os grupos, não só com a ajuda financeira para o festival, mas com a sede”, afirmou.
Reunião na Casa da Cultura com órgãos de seguranças
e representantes dos grupos Folclóricos
|
O festival que acontece todo ano no coração da Amazônia, em meio às comemorações de uma das principais festas populares do País, contará com muito mais atrações e novidades, pois isso se dá a grande ajuda diferenciada que o governo “Trabalho e Desenvolvimento Social” vem dando para a cultura. “Estamos até aliviados com toda a preocupação da segurança, porque estamos preparando este ano algo grandioso, com uma diferença muito grande através dessa nova administração”, celebrou o presidente do grupo folclórico Beija Flor, Antônio Francisco. Com várias atrações para os altamirenses, opções não faltarão para quem quer festejar. Viva São João!
Quando questionado pela ausência da Policia Civil, Militar e do Conselho Tutelar, o secretário foi categórico ao dizer que insistirá na integração dos órgãos para que todos possam cumprir e fazer cumprir as normas de segurança. “Todos os segmentos foram convidados, mas aqueles que por ventura não compareceram nos retornaremos, iremos visitá-los e distribuir os seus compromissos, porque o evento é público, então cada segmento de segurança deve se responsabilizar pelos seus espaços”, ressaltou. O evento também conta com o apoio de todas as secretárias de governo e de seus secretários.
Por: Mágno Rabelo
Fotos e Fonte: Fatos Regionais
Nenhum comentário:
Postar um comentário