Brasil Novo Notícias: APÓS MORTE DE CANDIDATO E IRREGULARIDADES, SUSIPE RETOMA CONCURSO E DIVULGA RESULTADOS

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

APÓS MORTE DE CANDIDATO E IRREGULARIDADES, SUSIPE RETOMA CONCURSO E DIVULGA RESULTADOS

Sead divulgou resultado definitivo da etapa de investigação de
antecedentes pessoais e o resultado preliminar da prova
de aptidão física. (Foto: Agência Pará)

A Secretaria de Estado de Administração (SEAD) retomou o concurso público (C-199) para provimento de cargo de agente prisional da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), divulgando no Diário Oficial desta segunda-feira (26), o resultado definitivo da etapa de investigação de antecedentes pessoais e o resultado preliminar da prova de aptidão física. 
O concurso C199 havia sido suspenso após a morte do candidato Ismael Lauane Sousa, decorrente de um mal súbito, durante o Teste de Aptidão Física (TAF), realizado no último domingo (21), em Castanhal e denúncias de candidatos em relação as irregularidades da aplicabilidade do TAF (Teste de Aptidão Física), como os locais onde as provas foram realizadas e um pó branco jogado, deixando o piso escorregadio e perigoso para acidentes.
Segundo a Sead, o concurso C-199 foi retomado com divulgado de resultados por meio de edital, tornando “pública a retomada e retificação do cronograma”.
Os candidatos podem consultar a partir de hoje, o resultado preliminar da prova de aptidão física, além do resultado definitivo da etapa de investigação de antecedentes pessoais no site da AOCP, organizadora do certame.
A avaliação individual na prova de aptidão física pode ser consultada também no site de acompanhamento do candidato. Segundo a Sead, é “possível interpor recursos amanhã (27) e quarta (28), no mesmo local”.
Segundo o novo cronograma, o resultado final do concurso será divulgado dia 13 de dezembro.
O concurso da Susipe oferta 500 vagas para o cargo de agente prisional, que requer Nível Médio.
Relembre: TAF marcado por morte de candidato e irregularidades
O candidato Ismael Lauane Sousa morreu após o Teste de Aptidão Física (TAF), realizado no dia 21 de outubro, no município de Castanhal, no nordeste paraense. A família, no entanto, procurou o DOL para denunciar a negligência na prestação de socorro à vítima
Segundo o irmão do candidato, Israel Sousa, a família só teve conhecimento do ocorrido por outros candidatos.
A banca em nenhum momento entrou em contato conosco. A gente só soube do que havia ocorrido por terceiros, quase 17h da tarde. Só havia uma ambulância de UTI e não foi só o meu irmão que passou mal. Além das irregularidades na realização do exame reclamadas por outros candidatos, teve essa conduta. Não sabemos se de fato o meu irmão recebeu o socorro necessário”, ressalta Israel.
Segundo Israel, o sonho do irmão foi interrompido por negligência da organizadora do concurso, a AOCP Concursos Públicos.
A banca em nenhum momento se responsabilizou pela vida do meu irmão, não deu um suporte adequado, não entrou em contato com a família dele. A Sead nos procurou no dia do enterro para saber o que havia ocorrido e que iria tomar algumas providência administrativas. Foi uma perda inesperada, os exames dele estavam todos normais. Foram tantas irregularidades já denunciadas na realização desse Teste de Aptidão Física. Existe um culpado que tem que ser responsabilizado”.

Fonte: DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário