Brasil Novo Notícias: CONSELHEIROS TUTELARES RECEBEM TREINAMENTO SOBRE SISTEMA DE INFORMAÇÕES ON LINE

terça-feira, 27 de novembro de 2018

CONSELHEIROS TUTELARES RECEBEM TREINAMENTO SOBRE SISTEMA DE INFORMAÇÕES ON LINE


A cidade de Brasil Novo foi escolhida para a realização da capacitação regional dos Conselheiros Tutelares da Transamazônica e Xingu. O prefeito Alexandre Lunelli e o Secretário de Trabalho e Promoção Social, Oilicato Alves, participaram da abertura da Capacitação que tem por objetivo “a profissionalização e padronização do atendimento dos Conselhos Tutelares, num sistema informatizado”, pelo menos este é resultado esperado, conforme explicou Fabiane Araújo, técnica da Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER).
O curso de 40 horas, realizado pela Secretaria, serve para os conselheiros aprenderem a utilizar o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA), que já existe há 20 anos, mas ainda é pouco utilizado pelos Conselhos. Este sistema de dados, permite aos conselheiros armazenar informações sobre as violações de direitos das crianças e adolescentes, numa base nacional. “E estes dados vão ajudar a subsidiar as políticas públicas, já que para propor qualquer ação, antes de tudo é necessário realizar um diagnóstico”, esclareceu Fabiane.
“Vale enfatizar, que a capacitação, além de conscientizar o conselheiro sobre a importância do SIPIA, reafirma o quanto é necessário e primordial o trabalho desses profissionais, e além disso, possibilita uma rica troca de informações e experiências entre os municípios”, ressaltou Fabiane.
Para a coordenadora do Conselho Tutelar de Brasil Novo, Adriana Souza Cruz Mattos, “este novo sistema irá ajudar pela questão da padronização das informações e dos relatórios, dando uma visão mais produtiva do nosso trabalho”, destacou.
Para a Conselheira de Altamira, Lucinha Lima, o SIPIA vai mudar totalmente a forma de atendimento dos Conselhos. Ela explicou que está no segundo mandato e nunca tinha utilizado o sistema que já existe há 20 anos.
O Treinamento está ocorrendo na sala de informática da escola Brasil Novo e ocorre do dia 26 até 30/11.

Por: Luis Henrique Silveira
Fotos: Marcelo Araújo
Fonte: ASCOM/PMBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário