Brasil Novo Notícias: Presidente da Celpa reconhece “quadro caótico” na qualidade dos serviços

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Presidente da Celpa reconhece “quadro caótico” na qualidade dos serviços


O diretor-presidente da Centrais Elétricas do Pará (Celpa), Raimundo Nonato de Castro, reconheceu a existência de um “quadro caótico” na qualidade dos serviços de distribuição de energia da empresa. “Estamos em uma situação de apagão, é quase uma vez por semana que falta energia. Chegamos ao extremo”, disse. Castro lembrou que a holding que administra a Celpa assumiu a concessão em novembro de 2012.

As Centrais Elétricas do Pará (Celpa) ficaram na última colocação no ranking da qualidade de serviço das distribuidoras de energia do país em 2012 feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) entre as distribuidoras de grande porte (mercado faturado anual de energia maior que 1 terawatt/hora).

De acordo com Castro, a companhia tem um plano de investimento de R$ 603 milhões para 2013 em ações como a reestruturação do sistema, limpeza das áreas das linhas de transmissão e melhoria do serviço de callcenter.

CEB
Já o diretor de Operação da Companhia Energética de Brasília (CEB), Manoel Clementino Barros Neto, disse que a distribuidora tinha uma situação crítica em 2011, com endividamento de R$ 877 milhões e mais de 10 anos de baixos investimentos e sem contratar funcionários. A empresa ficou com o terceira pior posição em relação à qualidade no ranking da Aneel de 2012.

“A CEB, em 2011, tinha 700 empregados e contratamos mais 400 para repor a capacidade de gerenciar o atendimento ao consumidor do Distrito Federal”, disse. Ele citou outras melhorias como revisão de contratos, redução de horas extras de funcionários e alienação de bens para utilizar os recursos em investimentos.

Eles participam de audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor sobre os sucessivos apagões elétricos ocorridos nas regiões Centro-Oeste e Norte do País e os prejuízos causados aos consumidores devido às constantes quedas de energia.

Confira o ranking completo no site da Aneel.

O ranking é elaborado com base em um indicador da agência estabelecido pela frequência e pela duração das quedas de energia

Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário