Brasil Novo Notícias: DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA PODE SER IRREVERSÍVEL, DIZEM ESPECIALISTAS

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA PODE SER IRREVERSÍVEL, DIZEM ESPECIALISTAS

(Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará)
Em um editorial publicado na quarta-feira (21), pela revista especializada “Science Advances”, o desmatamento na Amazônia pode estar próximo de não ter volta. Isso acontece quando a área desmatada supera 20% de sua área original, segundo afirmação de dois renomados biólogos da Fundação das Nações Unidas. 
O pesquisador americano Thomas Lovejoy e o brasileiro Carlos Nobre detalharam que esse número já chega a 17%, nos últimos 50 anos. Chegando em 20%, seria o abismo climático. 
De acordo com informações publicadas no portal Exame, a “Amazônia produz aproximadamente metade de suas chuvas ao reciclar a umidade na medida em que o ar se move a partir do Atlântico, através da América do Sul e rumo a oeste”.
Os especialistas afirmam que esta umidade é importante a agricultura, para alimentar o ciclo da água da Terra, além do bem-estar humano
Se o desmatamento alcançar níveis que impactem em entre 20% e 25% da região, o sistema amazônico mudará para não florestal no leste, no sul e no centro da Amazônia.Em seu artigo, Lovejoy e Nobre exigiram que a área desmatada na Amazônia fique abaixo de 20%, para não correr o chegar a um ponto sem volta.

Fonte: DOL Com informações da Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário