Brasil Novo Notícias: ÍNDIOS SEGUEM OCUPADO PRÉDIO DA CASA DE GOVERNO EM ALTAMIRA

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

ÍNDIOS SEGUEM OCUPADO PRÉDIO DA CASA DE GOVERNO EM ALTAMIRA


A unidade avançada que media conflitos e atende através da Casa de Governo da presidência da república, está com os trabalhos parados nesta segunda e terça-feira (20), os Xikrins ocuparam o local pressionando o governo federal para atender as reivindicações das etnias de terras Apyterewa.
Entre os pedidos dos Parakanã, está a exoneração do atual coordenador da Funai/Altamira Srº Gilson Curuaia; desintrusão das terras indígenas no médio Xingu e Região entre Senador José Porfírio e Redenção; agilidade na doação para a associação dos índios de bens adquiridos com a renda indígena; mudanças na jurisdição das terras Apyterewa, de Redenção para Altamira.
Eles já ocupam a Funai Altamira a duas semanas e chegaram a fechar ruas no centro comercial da cidade. Uma reunião agendada pela Norte Energia e Funai para o dia 15 de fevereiro não fui realizada, o que irritou os indígenas que chegaram a queimar pneus em via pública.
Agora, com a ocupação do prédio da Casa de Governo, os índios esperam conseguir respostas para as reclamações. Fontes extra-oficiais já garantem que o atual coordenador da Funai Altamira deve ser exonerado. A casa de Governo está em intensa negociação com os indígenas desde a ocupação na tarde desta segunda-feira e espera alcançar uma solução o mais breve possível para desocupar os prédios públicos.
Por: Felype Adms
Fonte: Xingu230

Nenhum comentário:

Postar um comentário