A Norte Energia concluiu as obras civis e equipou o Hospital Geral de Altamira, que terá capacidade para 100 leitos. Na fase atual a empresa está finalizando a instalação de equipamentos. O investimento garante o pleno funcionamento do novo espaço destinado à população altamirense, o qual será administrado pelo poder municipal.
O Hospital Geral contará com 10 leitos para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), consultórios médicos, odontológico e multidisciplinar, área de emergência com 11 leitos de observação, confortáveis enfermarias com dois quatro-leitos, climatizadas e equipadas com televisores e equipamentos.
O novo espaço possui ainda cozinha industrial; rede de esgoto e esterilização para o lixo hospitalar; lavanderia e esterilização de rouparia e equipamentos, sistema de gases medicinais canalizados para todos os leitos e outros ambientes; e serviços de apoio ao diagnóstico de imagem e laboratorial. Todos os ambientes do prédio são climatizados e equipados com rede de computadores e sistema de geração de energia com dois geradores de reserva,
Por meio do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX), a Norte Energia investiu nas reformas do Hospital de Uruará, já entregue, e dosHospitais de Placas e Medicilândia, ambas em andamento. Com os recursos a Universidade Federal do Pará (UFPA) em Altamira ganhou um prédio para o funcionamento da Faculdade de Medicina. Ao longo de 20 anos, a empresa vai aportar R$ 500 milhões no PDRSX para projetos sustentáveis de diversos setores eabrangências nos 11 municípios das áreas de influência direta e indireta do empreendimento.
Como apoio às ações de saúde do Estado do Pará, a Norte Energia doou equipamentos para melhorar o atendimento do Hospital Regional da Transamazônica, unidade de alta complexidade situada em Altamira.
Novas unidades ampliam a Atenção Básica
Em Altamira, foram concluídas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos novos bairros São Joaquim e Laranjeiras. A do Jatobá, o mais populoso em construção pela Norte Energia, atenderá a população do Aguá Azul e tem conclusão prevista para o final de maio de 2015. Esta será a última das 30 unidades construídas com recursos do Projeto Básico Ambiental (PBA) da Usina Hidrelétrica Belo Monte ou acordadas com os municípios.
A UBS do Jatobá será entregue totalmente equipada e contará com consultórios médico e odontológico, exames laboratoriais, salas de espera e para entrega de medicamentos, sendo todos os ambientes refrigerados. “As unidades básicas de saúde construídas e bem equipadas pela Norte Energia possibilitam a garantia do direito do cidadão e trazem comodidade e acesso fácil a quem precisa da atenção básica do Sistema Único de Saúde”, afirma o gerente de Saúde da Norte Energia, José Ladislau.
A construção das unidades básicas integram a estruturação dos serviços nos municípios da área de influência da UHE Belo Monte, com ações que incluem o apoio aos atendimentos em saúde em Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu. Outra ação importante, com reconhecimento da população, é o exemplar trabalho de controle da malária, que reduziu o número de casos em 95,7%, entre janeiro e março de 2015 em relação ao mesmo período de 2011.
Por: Anderson Araújo
Comunicação Norte Energia S.A. - UHE Belo Monte
Nenhum comentário:
Postar um comentário