Brasil Novo Notícias: Brasil Novo vira exemplo de sustentabilidade

terça-feira, 26 de maio de 2015

Brasil Novo vira exemplo de sustentabilidade

O município de Brasil Novo, no sudoeste do Pará, agora é referência para o estado quando o assunto é desmatamento. Em 2013, o município conseguiu cumprir as metas do Ministério do Meio Ambiente e deixou a lista dos maiores desmatadores da Amazônia. Ele foi o quinto município do Pará a sair da lista de embargo do MMA. Isso representou o retorno do acesso ao crédito rural e o fim do impedimento do uso econômico de propriedades rurais nos municípios. “O desmatamento em Brasil Novo está totalmente controlado. O município hoje está numa situação de monitoramento e controle austero, pelos entes da Federação da União, do Estado do Pará e também pelo nosso município. Então nós temos um observatório ambiental no município e nós fazemos esse monitoramento do território, inclusive gerando informativos que pontuam como está o decréscimo desse desmatamento”, destacou Zelma Campos, Secretária de Meio Ambiente de Brasil Novo.
IMG_7814Zelma conta que retirar Brasil Novo dessa situação foi um trabalho de corpo a corpo com os munícipes. Segundo ela foi feito um processo de sensibilização em todas as Associações, Sindicatos, Câmara de Vereadores, além de entidades urbanas e rurais, assim todas perceberam a importância de tirar o município da situação de embargo, que foi decretada em 2008. “Brasil Novo era uma área de pecuária extensiva, e nos últimos 20 anos derrubaram muito a floresta. Hoje nós só temos 49% de cobertura florestal, incluindo a terra indígena Arara. Hoje, depois do nosso trabalho de conscientização, nós fechamos com somente oito km quadrados de desmatamento. Para o Ministério do Meio Ambiente o município não pode desmatar ano, mais que 40km quadrados”, destacou a secretaria.
Os principais critérios para a retirada de um município da lista do MMA são a redução dos índices de desmatamento e a inserção, no Cadastro Ambiental Rural (CAR), de pelo menos 80% da área cadastrável do município. Brasil Novo promoveu um esforço coletivo e conseguiu avançar no cadastramento das propriedades rurais. Segundo a secretária, o município está fechando 100% do território com o CAR. “Nós estamos fazendo as últimas glebas que precisavam do georreferenciamento e agora nós vamos entrar com a nossa equipe para fazer esse trabalho de finalização. Com isso Brasil Novo será o primeiro município da região de integração do Xingu com 100% do território de área cadastráveis, totalmente consolidada”.
IMG_2710Brasil Novo também será pioneiro em um projeto de preservação de igarapés e nascentes. A secretaria de Meio Ambiente está criando um programa que irá fazer o pagamento de serviços ambientais. “Nós vamos contemplar os produtores rurais que tem lotes que passam micro bacias hídricas, para que eles recebem um valor mensal para manter as cabeceiras desses igarapés florestadas, com vistas a qualidade da água potável para que não venhamos a sofrer um problema de crise hídrica como São Paulo. Todos estão muito interessados em participar”, adianta Zelma.
A gestora do município, Marina Sperotto, destaca que a população de Brasil Novo hoje está consciente sobre o desmatamento. Segundo ela, a equipe de governo está trabalhando na confecção de um selo verde para identificar tudo o que for produzido em Brasil Novo, para agregar valor ao produto. “Esse projeto vai valorizar ainda mais o que nós produzimos e assim fazer com que Brasil Novo seja reconhecido em todo o território brasileiro”, destacou.
Voz do Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário